sexta-feira, 11 de julho de 2014

IMPERFEIÇÕES DO SER - 02 - A ELEVAÇÃO DO SER

Muitos acreditam que da realização deste processo resultará uma vida mais tranqüila, uma existência humana onde o ser conseguirá atingir seus objetivos materiais. Outros acreditam que no final do processo de reforma íntima surgirá um grande conhecimento sobre as coisas do Universo. Alguns ainda acham que se conseguirem completar esta reforma alienar-se-ão deste mundo. Enganam-se: segundo o Espírito da Verdade o que acontecerá quando ele atingir a perfeição, ou seja, conseguir promover a sua reforma íntima, é viver a pura e eterna felicidade.
Esta felicidade, no entanto, não tem nada a ver com aquilo que é conhecido entre os humanos. Para estes, felicidade é o estado de espírito que surge quando têm suas vontades e desejos satisfeitos. Ou seja, vivem felizes porque conseguiram conquistar o que sonham. Esta felicidade, que chamamos de prazer, é efêmera e impura, pois depende da vitória sobre alguém ou alguma coisa para existir.
A felicidade que o Espírito da Verdade diz que é vivida por aquele que consegue promover a sua reforma íntima é eterna e pura. Isso quer dizer que aquele que a alcança jamais a perde e que ela não depende de condições para existir. Não importa se os sonhos e desejos do ser humanizado sejam satisfeitos, alcançando a perfeição estará sempre feliz.
A felicidade que espelha a perfeição alcançada pelo espírito é difícil explicar ao ser humanizado, àquele que está acostumado a ter seus desejos satisfeitos para sentir-se feliz. Isso porque ela existe mesmo naqueles momentos que os humanos chamam de dor, pesar.
A dor ou pesar surge no ser humanizado quando suas vontades e desejos não são satisfeitos. Sempre que na existência carnal os acontecimentos que estão sendo vivenciados pelo ser não se coadunam com aquilo que deseja, ele vivencia o pesar ou a dor.
Sendo tudo isso verdade, podemos, então, estabelecer a primeira questão de nossa conversa: promover a reforma íntima é substituir a vivência do êxtase da vitória (prazer) e da depressão do pesar (sofrimento) pela vivência da felicidade pura e eterna durante os acontecimentos da vida humana. Aquele que consegue fazer isso realizou sua reforma íntima e com isso aproveitou esta encarnação no sentido da busca da sua elevação espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.