quarta-feira, 12 de março de 2014

Sobre os espíritos dos animais

RESPOSTA DE JOAQUIM - com Paulo Victor Corrêa Rodrigues

http://meeu.com.br/ceu/sofrimento-dos-animais/

Participante: já ouvimos que os animais são espíritos puros, não possuem carma e que possuem uma forma de evolução diferente da nossa. Mas, porque eles sofrem tanto na Terra? Alguns quando idosos são abandonados na rua com doenças, outros já nascem nas ruas e vivem na podridão morrendo sendo comidos por bichos e larvas, outros apanham de seus donos diariamente. Porque isso acontece?

Primeira afirmação na sua pergunta: os animais são espíritos puros. Eu diria que não. Diria que são espíritos em desenvolvimento, mas não puros. 

A pureza que você quer aplicar aos animais é a mesma que os seres humanos aplicam àqueles espíritos que estão em forma de criança. Eles acham que as crianças são a pureza em pessoa, a candura em pessoa. Só que são espíritos velhos, que já viveram muitas encarnações e muito tempo no mundo espiritual. Por isso, possuem muitos carmas...
Por conta destes carmas a criança irá crescer e no futuro poderá matar ou estuprar alguém. Quando era criança, você a chamava de cândida, mas quando cresce e age contrário do que você acha certo, não vê mais candura nesta pessoa. 

Como pode ser isso? Como pode o íntimo de uma pessoa mudar, se tudo que ele é pertence ao espírito? Será que a o espírito perdeu a candura e a pureza ao longo de apenas um pequeno pedaço de uma vida humana? Se sim, isso quer dizer que o espírito retroagiu? Segundo O Livro dos Espíritos isso jamais acontece...

Desta análise, surge a primeira grande compreensão sobre a sua pergunta: a pureza que você aplica aos espíritos que estão encarnados nos animais está nos seus olhos que gostam de animais e não no próprio espírito que está nele. Aquele que está encarnado num animal é um espírito em desenvolvimento dentro do universo e se está ligado a uma roda de encarnações isso quer dizer que precisa evoluir. Se isso é verdade, este espírito não pode mais ser considerado como puro. 

Segundo detalhe da sua pergunta: animais não possuem carma. 

Quando ouço alguém falar assim, o que me grita, e me desculpe se estou errado, é que essa pessoa vive com a ideia do carma como uma punição por ter feito algo errado. O cama não é isso. 

O carma é a reação a uma ação, não importando se ele está sendo vivido como um momento positivo ou negativo. Tudo aquilo que está acontece a um espírito é o seu carma, ou seja, é a justa reação a um momento anterior seu.

Sendo assim, carma não é punição, mas apenas reação a um momento anterior. Por isso afirmo que o espírito que está no animal tem carma. 

Aliás, deixe-me lhe dizer uma coisa: não existem espíritos no universo que não tenham carma... O carma é o motor do universo, e aquilo que faz existir um presente depois de outro presente. Se não existisse o carma, não haveria um novo presente... 

Saiba que a cada presente o espírito age, espiritualmente falando, de determinada forma e essa ação gera uma consequência, uma reação, um carma. Por isso afirmo que o espírito que hoje está na forma de um gato, está vivendo um carma de encanações em outros gatos ou em outros animais que encarnou.

Portanto, sua colocação não é universal. O espírito que habita um animal tem sim, tem carma, não é destituído de cama. Isso levando-se em consideração que carma não é punição.
Mas, vamos mais à frente na análise dos elementos universais para podermos lhe responder. Porque acontecem com os animais os fatos que você narrou? Porque o universo existe para o processo de evolução do espírito... Vou lhe explicar isso...

Primeiro detalhe: estes atos fazem parte da grande peça de teatro chamada vida humana. São elementos da peça, do filme, da vida humana. Vou lhe dar um exemplo.

Já falei por diversas vezes que nesta vida vocês vivem provações e que elas estão no encontro daquilo que suas mentes criam com as movimentações que acontecem no mundo externo. Ou seja, quando você, que no seu mundo interno idolatra, gosta ou quer cuidar de animal encontra no mundo externo alguém que faz mal a um bicho, lhe surge uma prova. Surgiu uma oportunidade para você optar entre a ilusão, achar que há alguém machucando um animal ou manter-se ao lado de Deus, com Deus.

Eis aí, então, o primeiro argumento para haver mal tratos aos animais neste mundo. Aliás, este é o mesmo argumento para os maus tratos a humanos. 

Tirando a ideia da pureza dos animais que está embutida na sua pergunta, começamos a ver que não está acontecendo nada demais, mas sim que, como está descrito na pergunta 132 de O Livro dos Espíritos, um espírito está assumindo um corpo de acordo com o planeta onde habitará e aí contribuir para a obra geral. Sendo assim, posso dizer que os animais que vivem o que você relato aqui são espíritos não puros, ou seja, que precisam encarnar, que tomaram um corpo de acordo com o mundo animal do planeta Terra, para contribuir para a obra geral, ou seja, para que você tenha a sua prova.

Assim, quando a sua mente, que afirma gostar de animal, vê um sendo maltratado, você tem a sua prova. Deixando-se se levar pelas críticas que ela faz a quem maltrata animais – e não estou dizendo que é certo maltratar animais, mas apenas que fazer isso faz parte da vida, da provação dos espíritos, da obra geral – optou pela matéria, pela ilusão. Com isso não amou a Deus acima do sofrimento causado ao animal, já que perdeu sua felicidade e paz, e não amou ao próximo como a si mesmo, já que não respeitou o que o outro está fazendo assim como quer que seja respeitada a sua liberdade de agir. 

Este é o primeiro detalhe sobre o sofrimento dos animais: ele existe porque a obra geral precisa disso. Segundo detalhe: eu já cansei de dizer que o animal não sofre.
Quando falo isso vocês me dizem: como pode ser, eu vejo os animais sofrendo? Vamos entender isso de uma vez por toda...

O animal não é a forma que vocês veem, mas sim o espírito. Este não sofre... Por isso, posso afirmar que o animal não sofre...

Apesar do fato do espírito não sofrer ser conhecido por vocês, ainda acham que o animal está sofrendo. Porque veem isso acontecer? Isso acontece porque vocês veem, ou seja, a sua mente de vocês cria a ideia de que o animal está sofrendo. Acontece que este sofrimento não está no animal, mas apenas na sua mente... 

Porque isso acontece? Porque sua mente cria a ideia de que o espírito que habita o animal está sofrendo? Isso já foi respondido: porque isso é a teatralização de um gênero de provas que você pediu antes da encanação.

Portanto, o animal em si, o espírito que habita aquela forma, não sofre. O sofrimento do animal é gerado pela mente daquele que tem esta teatralização escolhida para o gênero de provas pedido. 

Volto a repetir: não estou dizendo que é certo maltratar animais. O que estou falando é que o espírito que está encarnado na forma humana e o que está vivendo na forma animal precisam viver estes momentos e que aquele que está humanizado precisa aproveitar esta oportunidade para libertar-se da ideia do sofrer do animal e às críticas que a mente gera para quem maltrata...

Para isso o ser humanizado precisa entender que no sofrimento do animal a única coisa que realmente está acontecendo na realidade real é a provação deste ser. Conscientizando-se disso, ele deve saber que pode fazer tudo que fizer para ajudar este animal: só não pode é aceitar o julgamento, a crítica a outros seres humanos ou a outros animais que a mente criar.
Mas, o que ganha o espírito do animal com o sofrimento que está no olho do ser humanizado? A resposta a esta questão também está na resposta do Espírito da Verdade à questão 132: é assim que contribuindo para a obra gral ele mesmo se aperfeiçoa... Vamos entender isso...
Os espíritos que habitam as formas animais estão num momento anterior à forma humana na escala evolutiva. Com isso não estou dizendo que um é melhor que o outro, mas sim que um deles está num nível anterior ao do outro. 

Sendo assim, posso dizer que os espíritos que habitam animais não estão vivendo numa condição humana e por isso não estão em provas morais... 

Ser um humano, viver uma personalidade humana, é ser um espírito em prova moral. O animal não tem essa prova. É por isso que ele come outros bichos, inclusive, muitas vezes, seus próprios filhotes ou ataca a mão que acaricia. Os animais não possuem o aspecto moral como vocês têm. 

Apesar disso, a condição de pré-humano já está presente no animal. Por isso ele é capaz de perceber a emoção com a qual o ser humanizado vive quando lhe faz o suposto mal...
Isso quer dizer que quando um espírito ligado a um corpo de uma gato ou de um cachorro vivencia um ataque, já está se preparando para as provas morais. Ainda não está nesta prova moral, mas já está se preparando para elas. 

Não vivendo em prova moral, ele não está vivendo num mundo de ideias, mas de sentimentos. Por isso, ele não capta a palavra daquele que o está maltratando, mas sim a emoção que este ser está vivenciando. Esta emoção captada e o sofrimento que ela gera nos olhos de outros seres já faz este espírito começar a aprender que tê-lo não está ligado ao amor universal, o sentimento que os espíritos convivem n universo. Tendo aprendido isso, quando este espírito vier para a forma humana, para a prova moral, já trará em si um arquivo de dados – e estou usando palavras de vocês para entenderem o que quero dizer – de quais sentimentos não deve ter. 

Portanto, estes são os três motivos que me fundamentam quando falei que neste mundo não acontece maltrato aos animais. 

Primeiro: porque o que acontece com estes espíritos faz parte da oba geral, faz parte da provação dos espíritos que habitam este mundo, quer estejam encarnados em humanos, animais ou em qualquer outra forma deste planeta. 

Segundo: porque os espíritos que estão vivendo na forma animal não estão sofrendo, já que este sofrimento é uma emoção e essa, além de ser uma ilusão criada pela mente, só existe no ilusório mundo humano. 

Terceiro: porque este acontecimento é fundamental para o espírito que está em provações no mundo animal, pois está lhe gerando um banco de dados para que no futuro, quando chegar às provas morais, ele já tenha em si algumas informações que lhe ajudarão a não se deixar levar pela mente...

Pena que vocês, que hoje estão humanizados, se esqueceram deste aprendizado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.