segunda-feira, 24 de março de 2014

A unificação das diversas religiões que temos hoje

RESPOSTA DE JOAQUIM - com Hugo Lapa

http://meeu.com.br/ceu/o-ecumenismo-e-a-verdade/

Participante: a unificação das diversas religiões que temos hoje no planeta representaria a evolução da humanidade no conhecimento da verdade absoluta? Isso é possível? Nas palavras de Chico Xavier, o Espiritismos e o Catolicismo se tornarão uma só religião.

Não. É impossível se juntar religiões. Por que? Porque a religião é uma expressão humana dos ensinamentos de um mestre. A religião católica, como falamos muitas vezes, utiliza o ensinamento do Cristo, para buscar bem material. A religião espírita também. Como elas não abrem mão deste direcionamento, é impossível se juntar duas religiões. 

Outro detalhe, a religião tem dogmas. O que é um dogma? Algo que você tem que acreditar sem compreender, sem ter comprovação. Como nenhuma religião abre mão dos seus dogmas, é impossível que uma se incorpore a outra. 

O Espiritismo tem o dogma da encarnação. Sim, a questão das sucessivas encarnações é um dogma, porque a humanidade não possui confirmações universais da existência desse processo. O que existe são pessoas que acreditam que isso exista, mas esta crença é individual e não universal.
Se o espiritismo tem o dogma da encarnação, você, para ser espírita, tem que acreditar neste processo. Mesmo que não saiba de vidas anteriores, para ser espírita você precisa acreditar que já encarnou por isso. O Catolicismo não possui este dogma. Aqueles que professam esta crença não acreditam que já viveram outras encarnações.
Nenhuma das duas religiões aceita rever esses dogmas, essas verdades sobre as quais se fundamentam. Como, então, se juntar estas duas religiões? Vocês poderiam me responder que seria seguindo a verdade. Mas, quem está com a verdade? 

Verdade é algo absoluto, universal, ou seja, é uma afirmação que precisa jamais ter sido alterada e que deve ser considerada como verdadeira por todos. Será que há uma maneira humanamente aceita de se provar que há ou não encarnação há todos que habitam o planeta. Eu diria que não. 

Portanto, a crença de cada um é apenas a sua verdade e para que houvesse uma fusão alguém teria que abrir mão de sua verdade e adotar a do outro. Alguém está disposto a isso? Você está disposto a abrir mão do que acredita para se unir a quem pensa diferente?

Diante de tudo o que falei, fica claro, então, que não há como se juntar religiões. Apesar disso, há como se instalar o Ecumenismo no planeta. 

O que é o Ecumenismo? É a fusão dos ensinamentos dos mestres. Não a fusão do que a igreja Católica ensina com o que Hinduísmo ensina e o Budismo ensina. Ecumenismo é a fusão dos ensinamentos de Krishna, Cristo e Buda numa só verdade. Isso é possível? Sim, mas para se conseguir é preciso acabar com as verdades criadas pelas religiões. 

Apesar de ter falado como falei do Ecumenismo, o que disse vale apenas para aqueles que acreditam ainda que existem divergências entre os ensinamentos dos mestres. Eles precisam fundir ensinamentos. Na verdade, não há necessidade de se fundir os ensinamentos dos mestres porque na sua essência todos eles são iguais...

Nós já estudamos Krishna, Cristo, Buda, Espírito da Verdade e Paulo e provamos que não há diferenças entre os ensinamentos deles. As palavras podem ser diferentes, mas a informação, a essência do ensinamento, é uma só. A compreensão das palavras pode ser diferente, mas o ensinamento é um só. Por isso, a fusão só é necessária para aqueles que ainda veem diferença entre os ensinamentos dos mestres.
Sendo assim, o que pode levar a humanidade a evoluir, no sentido de aproximar-se de Deus, é o Ecumenismo. No entanto, não creia que o Ecumenismo seria a salvação...

Os ensinamentos dos mestres não são objetivos a serem alcançados. Eles são caminho para se alcançar o objetivo. Por isso, mais importante do que unificar os ensinamentos dos mestres é se praticar o que eles ensinam. Só isso pode lhe salvar.

Para praticar os ensinamentos dos mestres, não é preciso que você espere a unificação deles. Se, como falamos, em essência os ensinamentos de todos eles são idênticos, pratique os daquele que você segue e conseguirá a salvação...

Já que falamos em salvação, deixe-me falar um pouco sobre isso. Para que você possa considerar-se salvo, é preciso que siga o que está no livro Apocalipse da Bíblia. Neste livro, quando se fala da Nova Jerusalém é dito o seguinte: ‘no novo mundo não haverá sol nem lua ou seja, não haverá claridade, momento onde você se sente seguro, ou noite, momento que você tenha medo. No novo mundo não haverá religiões, porque o trono de Deus estará presente na Terra’. 

Portanto, o que chamamos de Ecumenismo é apenas o caminho para se alcançar a Deus. Por isso, posso lhe dizer que a religião que pode salvar é conviver com um Deus vivo, presente. Para isso é preciso se unir a Deus e não a uma falange espiritual. Falo assim porque cada religião é representada por uma falange espiritual. 

Conviver com um Deus vivo, presente, pode lhe salvar. Isso lhe leva a viver num novo mundo, já que neste mundo os seres que habitam este orbe estarão convivendo com Deus ao seu lado e não mais preso no céu e que para alcança-lo é preciso que se frequente templo. 

Participante: ccompletando a pergunta, então as religiões já estão unificadas na sua essência? 

Volto a repetir, não. As religiões não estão unificadas de forma alguma. Os ensinamentos dos mestre estão...
A religião é composta por um corpo doutrinário, uma doutrina. A doutrina católica apostólica romana, a doutrina evangélica, de diversos segmentos, a doutrina espírita... Essas doutrinas, que pertencem ao mundo humanizado, com ou sem carne, não estão afinadas em nada. Cada uma segue uma fé, cada uma defende uma verdade, cada uma quer que você faça determinada coisa. Portanto, as religiões não estão, não vão estar e nunca estarão unidas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.