sexta-feira, 14 de março de 2014

A semente da nova era

RESPOSTA DE JOAQUIM - com Roberto Santos


Participante: Pai Joaquim, vendo a condição humana nos dias de hoje, como fazer para implantar a semente da nova era nesse planeta? e como fazer nascer a consciência do UNO na humanidade ?
Grande pergunta... 

Aliás, para nós é uma pergunta de suma importância, pois este é o nosso trabalho, o nosso objetivo. Como já comentei antes, a nossa função é auxiliar todos os seres que encarnam no planeta Terra a se colocarem sob a batuta de Deus, ou seja, é ajudar os seres no processo de encarnação no planeta Terra a tornarem-se uno com Deus.

Antes de lhe responder, porém, precisamos verificar se esta unidade que você fala é realmente algo importante. Se esta unidade é realmente o objetivo das encarnações no planeta Terra. Para provar isso terei que falar de algo que vocês não gostam muito: da Bíblia...

A Bíblia Sagrada é o livro das encarnações no planeta Terra. Ela é composta por uma parte histórica e outra moral. Desde a introdução, onde é dito o que aconteceu com os espíritos que os levou a necessidade de encarnar, a compreender porque estão vivendo a roda de encarnações neste planeta, passando pela parte moral, que é o caminho para se extinguir a causa das encarnações, a Bíblia serve como um guia completo para aqueles que encarnam neste planeta...

Ao final da Bíblia se chega ao livro Apocalipse. Ali se narra as diretrizes básicas das encarnações no planeta Terra. Estou falando daquele monte de informações sobre anjos tocando trombetas, das quebras de selos, etc. Estas informações formam toda a diretriz básica, o plano diretor, para usar palavras de vocês, das encarnações no planeta terra. 

O livro Apocalipse começa com o cordeiro de Deus, Cristo, quebrando os selos, ou seja, dando início às encarnações no planeta Terra e acaba com a chegada da Nova Jerusalém, o novo mundo, o mundo de regeneração. Durante este processo, coisas estão narradas ali. Algumas já aconteceram e outras ainda acontecerão. 

No fim do apocalipse, no fim da Bíblia, de mais de cinco mil páginas escritas, há uma frase pequena que nos diz qual é a finalidade de encarnar no planeta Terra. Nela Cristo diz: tudo está feito, eu sou o alfa e ômega, o princípio e o fim, eu e Deus somos um.

O tudo está feito que está nesta frase quer dizer que tudo está pronto antes de acontecer. Eu sou o alfa e o ômega, a primeira e a última letra do alfabeto de então, quer dizer que Cristo é o caminho. O caminho para o que? Para se tornar um com Deus, uno com Ele, como é dito logo a seguir.

Sendo assim, a frase eu e Deus somos um, encerra o objetivo de todo o processo encarnatório no mundo terrestre. Ou seja, aqueles que vão permanecer no planeta Terra para o mundo de regeneração são aqueles que provaram que querem se tornar um com Deus.

Além disso, posso provar que a unidade é o objetivo final da roda de encarnações porque, se você acredita em espiritismo, em O Livro dos Espíritos se fala que Deus dá aos espíritos simples e ignorantes uma missão, uma encarnação, uma vida humana, com a finalidade de aproximá-los de Si. Este aproximar é tão próximo que se torna um com Deus.

Portanto, se está na Bíblia e se está em O Livro dos Espíritos, posso dizer que este é o objetivo das encarnações neste mundo. Tornar-se um com Deus é o objetivo final de todo espírito que está na roda de encarnações do planeta Terra.

Provada a teoria de que ser uno com Deus é o objetivo das encarnações neste mundo, volto a sua questão. Você me pergunta como auxiliar a humanidade que hoje está no ponto que está – e essa visão fica por sua conta, já que eu não a vejo tão afastada de Deus assim – a tornar-se uno com Deus? A resposta é simples: sabendo o que é o alfa e o ômega, sabendo qual é o caminho para que isso aconteça, sabendo tudo o que tem que ser feito para tonar-se um com Deus. Ou seja, levando os seres humanizados a compreenderem que precisam viver como Cristo, ser o Cristo...

Quando chegamos a esta conclusão, achamos, então, a forma de ajudar a humanidade: é levar a ela uma forma crística de ser, ou seja, ajudá-la a alcançar uma consciência crística de vivencia dos acontecimentos humanos. 

Só que tem um detalhe ao qual você precisa estar atento: a humanidade afirma que ama Cristo, mas odeia Jesus Cristo. Já falamos sobre isso num trabalho. Dissemos que a humanidade diz amar Cristo, mas odeia viver como ele viveu.

Aquele que ama Cristo, que entende que a sua forma de viver é um caminho para tornar-se uno com Deus, deveria estar buscando viver como ele, mas, ao invés disso, repudia a forma crística de vivência da vida. Mais: acusa e critica aqueles que vivem como Cristo. Estes são tratados como bobos, como pessoas sem objetivos, etc.

Se a humanidade realmente quisesse atingir a Deus, ao invés de atacar quem vivencia os acontecimentos desta vida dentro das perspectivas de Cristo, deveria, ao invés de reclamar de estar sendo atacada, passada para trás nos momentos em que perde alguma coisa, compreender que precisa se mudar, que precisa amar o Cristo e viver como Jesus Cristo.

Este é o caminho para ajudar a humanidade: ensiná-los a serem um Jesus Cristo. Mostrar a eles que precisam ser o alfa e o ômega para poderem chegar a unidade com Deus. Não há outro caminho, não há outro jeito. Não há outra saída neste planeta para aqueles que querem alcançar o reino do céu a não ser viver como Cristo viveu. 

Nós fizemos um trabalho (‘Missão jesus Cristo’) há muito tempo onde dissemos que iriamos desmistificar o Cristo. Lembro que no primeiro dia me perguntaram porque era preciso fazer aquilo. Naquela época respondi que era porque a humanidade tem uma ideia errada de ser um Cristo, um Jesus Cristo. Deste caso vem mais um aspecto para lhe responder como ajudar a humanidade: o trabalho para ajudar a humanidade é ensiná-los é auxiliá-la a se tornar um Jesus Cristo, mas o caminho para isso é mostrar o Cristo verdadeiro.
As doutrinas ditas cristãs, fundamentadas nos ensinamentos de Cristo, mas deturpadas pelos humanos, são fundamentadas no ganhar nesta vida, enquanto que o ensinamento do mestre foi que não se deve amealhar bens neste mundo. Por isso, o que pode ser feito para ajudar a humanidade, além de conscientizá-la de que ser um Jesus Cristo é o caminho para Deus, é apresentar o verdadeiro ensinamento do mestre. Isso se consegue levando o ensinamento de Cristo livre do ganhar qualquer coisa neste mundo. 

De tudo isso, chego, então, a resposta para a sua questão: para ajudar a humanidade neste momento o que é preciso é, primeiro, conscientizá-la da necessidade de ser um Cristo e em segundo lugar levar a ela o verdadeiro ensinamento do mestre, o ensinamento desmistificado da busca de receber neste mundo...
Apesar de já ter lhe respondido, deixe-me aproveitar a ocasião e lhe dizer uma coisa. Existe uma lenda no planeta de vocês que fala que Cristo voltará. Sim isso acontecerá, mas essa volta não é física. Ele não incorporará, não encarnará, não aparecerá fisicamente. O que voltará é o ensinamento dele dentro da sua essência original. Aliás, é isso que vai marcar a transformação de mundo de provas e expiações para regeneração, que é o período que estamos vivendo. 

Só mais um detalhe para encerrarmos. Antes que os apressados me critiquem dizendo que pelo que falei só os cristãos poderão ser salvos, eu digo: não disse isso. Quando se fala em Cristo como caminho para a unidade com Deus não se fala especificamente num espirito, mas num ensinamento. Como o ensinamento de Cristo, Buda, Krishna, do Espírito da Verdade e de Maomé é todo o mesmo, alcança-se a Deus vivendo como cada um destes mestres ensinou, orientou... 

Usei a palavra Cristo nesta resposta porque estou falando com um mundo ocidental, onde a presença do cristianismo é mais forte. Mas, se estivesse no oriente usaria Buda; se estivesse no mundo mulçumano falaria em Maomé; se estivesse na Índia falaria em ser um Krishna. 

Por isso afirmo que se você é oriental pode ser salvo: basta ser um Buda. Se for indiano, seja um Krishna para se tornar um com Deus. Sendo mulçumano, seja um Maomé e alcançará o objetivo da roda de encarnações no planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.