sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Para refletir sobre a mente

A mente necessita de adições, armários, currículos, acúmulos. Ela tem que carregar coisas. Mas a Consciência que você é não precisa de nada, não carrega nada, não guarda... é a total abertura.

A sociedade nos embute a ideia de que precisamos ter, possuir, guardar, conter. Mas eu pergunto: para quê? Quando você morrer, o que vai fazer com tudo isso? Faz sentido? Sem perceber, é isso o que está posto: o acúmulo está relacionado à morte, não à vida.

Isso me lembra uma bela história. Conta-se que Alexandre, "O Grande", pediu que, ao morrer, seu corpo desfilasse pelas ruas carregado pelos melhores médicos da época, com as suas mãos abertas para fora do caixão e que todo o seu tesouro fosse distribuído pelo caminho. Ele queria deixar a sua última mensagem: que todos vissem que não eram os seus médicos os responsáveis pela sua vida, havia limitação neles e, por último, nada do que ele havia acumulado estava sendo levado com ele. Ele estava de mãos vazias.

Portanto, reitero: o acúmulo é artifício da mente. Não me refiro apenas ao acúmulo material, em nosso contexto, o fundamental é estar atento ao acúmulo de informações, de saberes. Não acumule, não saiba: "Apenas os pobres entrarão no reino do céu".

Satyaprem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.