sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Como parar os pensamentos?

Pensamento não pode ser interrompido. Não que não se consiga silenciar, mas não pode ser interrompido. Ele pára de sua própria vontade. Esta distinção tem de ser entendida, caso contrário você pode ficar louco perseguindo sua mente. Não-mente não surge por parar de pensar. Quando o pensamento não existe mais, não-mente é. O próprio esforço para parar criará mais ansiedade, criará conflitos, fará você dividir. Você estará em constante agitação interior. Isso não vai ajudar.

E mesmo se você conseguir pará-lo à força por alguns momentos, não é uma conquista de todo - porque aqueles poucos momentos será quase morto, não vai estar vivo. Você pode sentir uma espécie de quietude, mas não o silêncio, porque uma quietude forçada não é silêncio. Debaixo dela, no fundo do inconsciente, a mente reprimida continua trabalhando. Assim, não há maneira de parar a mente. Mas a mente pára - isso é certo. Ele pára de sua própria vontade.

Então o que fazer? - Sua pergunta é relevante. Assista - não tente parar. Não há necessidade de fazer qualquer ação contra a mente. Em primeiro lugar, quem o fará? Será mente lutando própria mente. Você vai dividir sua mente em dois: um que está tentando ser o chefe - o top-dog - tentando matar a outra parte de si, que é um absurdo. É um jogo tolo. Pode deixá-lo louco. Não tente parar a mente ou o pensamento - apenas vê-lo, permiti-lo. Permitir que a liberdade total. Deixá-lo correr tão rápido como ele quer. Você não tenta de qualquer forma de controlá-la. Você acabou de ser uma testemunha. Ela é linda!

A mente é um dos mecanismos mais bonitos. Ciência ainda não foi capaz de criar qualquer coisa paralela à mente. Mente continua a ser a obra-prima - tão complicada, tão tremendamente poderosa, com tantas potencialidades. Cuidado! Divirtam-se! E não a vejo como um inimigo, porque se você olhar para a mente como um inimigo, você não pode assistir. Você já está prejudicado; você já está contra. Você já decidiu que algo está errado com a mente - você já concluiu.

E sempre que você olhar para alguém como um inimigo que você nunca olhar profundo, você nunca olha nos olhos. Você evita! Assistindo a mente significa: olhar para ele com profundo amor, com profundo respeito, reverência - é dom de Deus para você! Nada há de errado na própria mente. Nada há de errado em pensar em si. É um processo belo como outros processos são. Nuvens que se movem no céu são lindas - por que não pensamentos se movendo no céu interior? Flores próximas às árvores são bonitas - por que não pensamentos floração em seu ser.

O rio que corre para o mar é lindo - por que não esse fluxo de pensamentos rodando em algum lugar para um destino desconhecido? não é lindo? Olhe com profunda reverência. Não ser um lutador - ser um amante. Assista! - As nuances subtis da mente; as voltas repentinas, as curvas bonitas; os saltos repentinos e saltos; os jogos que a mente vai jogando, os sonhos que tece - a imaginação, a memória; as mil e uma projeções que ele cria. Assista! Estando lá, distante, distante, não se envolve, por e por que você vai começar a sentir ...

Quanto mais profunda a sua vigilância torna-se, mais profunda sua consciência se torna, e as lacunas começam decorrentes, intervalos. Um pensamento vai e outro não veio, e existe uma lacuna. Uma nuvem passou, outro está chegando e existe uma lacuna. Nesses intervalos, pela primeira vez você vai ter vislumbres de não-mente, você terá o gosto de não-mente. Chame-lhe o gosto do Zen, ou Tao, ou Yoga. Nesses pequenos intervalos, de repente o céu está claro e o sol está brilhando. De repente, o mundo está cheio de mistério, porque todas as barreiras são descartados. A tela em seus olhos não é mais lá.

Você vê claramente, você vê penetrante. Toda a existência se torna transparente. No início, estas serão apenas momentos raros, poucos e distantes entre eles. Mas eles vão te dar vislumbres do que é samadhi. Pequenas piscinas de silêncio - elas virão e eles desaparecerão. Mas agora você sabe que você está no caminho certo - você começa a assistir de novo. Quando um pensamento passa, você vê-lo, quando um intervalo passa, você vê-lo. As nuvens são bonitas; sol também é bonito. Agora você não é um seletor.

Agora você não tem uma mente fixa: você não diz: "Eu gostaria apenas os intervalos." Isso é estúpido - porque uma vez que você se apegar a querer apenas os intervalos, você decidiu voltar contra o pensamento. E, em seguida, os intervalos vão desaparecer. Elas acontecem somente quando você está muito distante, indiferente. Eles acontecem, eles não podem ser trazidos. Eles acontecem, você não pode forçá-los a acontecer. Eles são acontecimentos espontâneos. Vá em frente assistindo. Deixe os pensamentos vêm e vão - onde eles querem ir. Nada está errado! Não tente manipular e não tente dirigir.

Deixe os pensamentos se movem em liberdade total. E então intervalos maiores virão. Você será abençoado com satoris pequenas. Às vezes, minuto vai passar e nenhum pensamento vai estar lá, não haverá trânsito - um silêncio total, sem interrupções. Quando os intervalos maiores vir, você não só ter clareza de ver o mundo - com os intervalos maiores, você terá uma nova clareza decorrente - você será capaz de ver o mundo interior. Com as lacunas Primeiro você vai ver o mundo: árvores será mais verde do que está hoje.

Você será cercado por uma música infinita - a música das esferas. Você vai ser de repente, na presença de Deus - inefável, misterioso. Tocar em você, embora você não pode compreendê-lo. Dentro de seu alcance e ainda além. Com os intervalos maiores, o mesmo vai acontecer lá dentro. Deus não será apenas lá fora, você será surpreendido de repente - Ele está dentro também. Ele não é só no visto, Ele está no vidente também - dentro e fora. Por e por ... Mas não se apegue a isso também. O apego é o alimento para a mente para continuar.

Desapego testemunhando é a maneira de pará-lo sem qualquer esforço para detê-lo. E quando você começar a desfrutar desses momentos felizes, a sua capacidade de retê-los por períodos mais longos se levanta. Finalmente, eventualmente, um dia, você se torna mestre. Então, quando você quer pensar, você pensa, se o pensamento for necessário, usá-lo, se o pensamento não é necessário, você permitir que ele descanse. Não que a mente é simplesmente não mais existe: a mente está lá, mas você pode usá-lo ou não usá-lo. Agora é a sua decisão. Assim como as pernas: se você quiser executar você usá-los, se você não quiser executar você simplesmente descansar - pernas estão lá.

 da mesma forma, a mente está sempre lá. Quando eu estou falando com você eu estou usando a mente - não há outra maneira de falar. Quando eu estou respondendo a sua pergunta eu estou usando a mente - não há outra maneira. Eu tenho que responder e se relacionar, e a mente é um mecanismo bonito. Quando eu não estou falando com você e eu estou sozinho, não há mente - porque é um meio de se relacionar através de. Sentado sozinho não é necessário. Você não ter dado um descanso, daí, a mente se torna medíocre. Usado continuamente, cansado, que vai sobre e sobre e sobre. Dia funciona; noite ele funciona.

De dia você pensa, na noite você sonha. Dia após dia , ela continua trabalhando. Se você vive setenta ou oitenta anos, será continuamente de trabalho. Olhe para a delicadeza e durabilidade da mente - tão delicado! Em uma cabeça pequena de todas as bibliotecas do mundo pode ser contido, tudo o que já foi escrito pode ser contido em uma única mente. Tremenda é a capacidade da mente - e em um espaço tão pequeno! e não faz muito barulho.

Se os cientistas algum dia tornar-se capaz de criar um computador paralelo à mente ... computadores estão lá, mas eles ainda não são mentes. Eles ainda são mecanismos, eles não têm unidade orgânica, pois eles não têm nenhum centro, no entanto. Se algum dia se torna possível ... e é possível que os cientistas podem algum dia ser capaz de criar mentes - então você vai saber quanto espaço que o computador vai demorar, e quanto barulho que vai fazer. Mente está fazendo quase nenhum ruído; continua trabalhando silenciosamente. E como um servo! - Por setenta, oitenta anos.

E então, também, quando você está morrendo o seu corpo pode estar velho, mas sua mente continua jovem. Sua capacidade permanece ainda a mesma. Às vezes, se você tiver usado corretamente, ainda aumenta com a sua idade! - Porque quanto mais você sabe, mais você entender, o mais que você tenha experimentado e vivido, o mais capaz a sua mente se torna. Quando você morrer, tudo em seu corpo está pronto para morrer - exceto a mente. É por isso que no Oriente dizemos mente deixa o corpo e entra em outro útero, porque ainda não está pronto para morrer. O renascimento é da mente.

Depois de ter atingido o estado de samadhi, não-mente, então não haverá renascimento. Então você vai simplesmente morrer. E com sua morte, tudo vai ser dissolvido - seu corpo, sua mente ... apenas sua alma testemunhar permanecerá. Isto é para além do tempo e espaço. Então você se torna um com a existência, então você não está mais separado dela. A separação vem da mente. Mas não há nenhuma maneira de pará-lo à força - não ser violento. Mova amorosamente, com uma profunda reverência - e ele vai começar a acontecer por conta própria. Você acabou de assistir. E não tenha pressa.

A mente moderna é muito na pressa. Quer métodos instantâneos para deter a mente. Assim, as drogas têm apelo. Mm? - Você pode forçar a mente a parar de usar produtos químicos, drogas, mas, novamente, você está sendo violento com o mecanismo. Não é bom. É destrutivo. Desta forma, você não vai se tornar um mestre. Você pode ser capaz de parar a mente através das drogas, mas então as drogas vai se tornar seu mestre - você não vai se tornar o mestre. Você simplesmente mudou seus patrões, e de ter alterado para pior.

Agora as drogas terão poder sobre você, eles te possuirão, sem elas você vai estar em lugar nenhum. A meditação não é um esforço contra a mente. É uma maneira de entender a mente. É uma forma muito carinhosa de testemunhar a mente - mas, claro, tem que ser muito paciente. Essa mente que você está carregando na sua cabeça surgiu ao longo dos séculos milênios. Sua mente pequena carrega toda a experiência da humanidade - e não apenas da humanidade: de animais, das aves, das plantas, das pedras. Vocês passaram por todas essas experiências.

Tudo o que aconteceu até agora tem acontecido em você também. Em poucas palavras muito pequeno, você carrega a experiência de toda a existência. Isso é o que é sua mente. Na verdade, para dizer que é seu não é certo: é coletivo, que pertence a todos nós. A psicologia moderna foi abordá-lo, particularmente análise junguiana foi abordá-lo, e eles começaram a sentir algo como um inconsciente coletivo. Sua mente não é seu - ele pertence a todos nós. Nossos corpos são muito separadas; nossas mentes não são tão separado.

Nossos corpos são separados; nossas mentes se sobrepõem - e nossas almas são uma só. Corpos separados, mentes e almas que se sobrepõem, são um só. Eu não tenho uma alma diferente e você não tem uma alma diferente. No centro da existência nos encontramos e somos um. Isso é o que Deus é: o ponto de encontro de todos. Entre Deus eo mundo - "o mundo», os corpos - é a mente. A mente é uma ponte: uma ponte entre o corpo ea alma, entre o mundo e Deus. Não tente destruí-la! Muitos tentaram destruí-lo através do Yoga. Isso é um desvio de Yoga.

Muitos tentaram destruí-lo através da postura corporal, respiração - que também traz mudanças químicas sutis dentro. Por exemplo: se você ficar na sua cabeça em shirshasan - no headstand - você pode destruir a mente com muita facilidade. Porque quando o sangue corre demais, como uma enchente, na cabeça - quando você estar em sua cabeça que é o que você está tentando fazer .... O mecanismo da mente é muito delicado, você está inundando-o com sangue. Os tecidos delicados morrer. É por isso que nunca você se deparar com um iogue muito inteligente - não.

Alguns Yogis, Seus corpos são saudáveis - é verdade - forte, mas suas mentes são apenas mortas. Você não vai ver o brilho da inteligência. Você vai ver um corpo muito robusto, animalesco, mas de alguma forma o ser humano desapareceu. Estando em sua cabeça, você está forçando seu sangue para a cabeça através da gravitação. A cabeça precisa de sangue, mas em quantidade muito, muito pequenas, e muito lentamente, não como uma inundação. Contra a gravitação, muito pouco sangue chega à cabeça. E que, também, de uma forma muito silenciosa.

Se muito sangue está atingindo a cabeça é destrutivo. Yoga tem sido usada para matar a mente, respiração pode ser usada para matar a mente. Há ritmos de respiração, sutis vibrações da respiração, que pode ser muito, muito drástico para a mente delicada. A mente pode ser destruído por eles. Estes são velhos truques. Agora os últimos truques são fornecidos pela ciência: LSD, maconha e outros. Mais e mais drogas sofisticados estará disponível mais cedo ou mais tarde.
Eu não sou a favor de parar a mente. Sou a favor de vê-lo.

Ele pára de sua própria vontade - e então é linda Quando acontece alguma coisa sem qualquer tipo de violência tem uma beleza própria, tem um crescimento natural. Você pode forçar uma flor e abri-lo pela força, você pode puxar as pétalas de um botão e abri-lo pela força - mas você destruiu a beleza da flor. Agora é quase morto. Ele não pode estar sua violência. As pétalas será solto, mole, morrer. Quando o broto abre por sua própria energia, quando se abre por vontade própria, então essas pétalas estão vivas.

A mente é o seu florescimento - não forçá-lo de qualquer forma. Eu sou contra toda a força e contra toda a violência, e particularmente a violência que é dirigida a si mesmo. Basta assistir - em profunda oração, amor, reverência. E ver o que acontece! Milagres acontecem por vontade própria. Não há necessidade de puxar e empurrar. Você pergunta: Como parar de pensar? Eu digo: Basta observar, estar alerta. E soltar essa idéia de parar, caso contrário ele irá parar a transformação natural da mente. Largue essa idéia de parar! Quem é você para parar? No mais, aproveite.

E nada está errado - mesmo se os pensamentos imorais, os chamados pensamentos imorais, passar por sua mente, deixe-os passar, nada é errado. Você permanecerá destacado. Nenhum mal está sendo feito. É apenas ficção, você está vendo um filme interior. Permita que o seu próprio caminho e vai levá-lo, aos poucos, ao estado de não-mente. Assistindo finalmente culmina na não-mente. Não-mente não é contra a mente: não-mente está além da mente. Não-mente não vem matando e destruindo a mente: não-mente vem quando você compreendeu a mente tão completamente que o pensamento não é mais necessária - sua compreensão o substituiu.

OSHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.