terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O espírito é a inteligência que povoa o Universo

O que devemos levar hoje desta conversa como importante é saber que o espírito é a inteligência que povoa o Universo. Isto porque, a partir do momento em que entendermos isso, teremos que compreender que viver não é um processo físico, mas um processo mental. 

A vida não pode ser entendida pelas circunstâncias físicas. Ela precisa ser compreendida como uma circunstância mental, ou seja, precisamos entender que o mundo é aquilo que pensamos que ele é. 

Na Verdade, ele não é aquilo que você imagina que seja, mas, ao pensar nele de uma determinada forma, o ser cria o mundo para ele.

Deixe-me dar um exemplo: um problema qualquer que você esteja vivendo. O problema na verdade é simplesmente um acontecimento do Universo que você vê como problema, ou seja, entende que aquele acontecimento é um problema. 

Mas, o mesmo acontecimento pode ser visto como uma solução. Ou seja, para uns o acontecimento é um problema porque eles trabalham esta ação mentalmente desta forma, mas para outros, que vivenciem o mesmo acontecimento, o que pode estar ocorrendo é uma solução. Para isso é preciso apenas que eles vivam mentalmente esta compreensão.

Precisamos entender isso para pararmos de nos preocupar em vivenciar a vida através de atitudes físicas. Se não colocarmos na prática esta consciência (de que tudo é determinado pela mente e não um acontecimento Real), nós nunca viveremos a vida entendendo que ela é simplesmente o resultado de atitudes mentais. 

Tem um ditado popular que afirma: quem ama o feio, bonito lê parece. Se você não transformar algo em bonito, ou seja, se você não o ver como bonito, certamente ele será feio. Mas, a coisa não é feia nem bonita: é você, mentalmente que cria a beleza ou a feiura das coisas.

Você vai criar o feio ou o bonito nas coisas: é isso que precisamos entender para poder compreender o processo de reforma íntima. 

A reforma íntima não pode ser feita com atos físicos, pois ela é um processo espiritual. Como ela é espiritual, aplicando-se o que vimos hoje (que o espírito é a inteligência), tenho que dizer que a reforma íntima, é um processo mental. 

Ela não pode ser alcançada com atos físicos porque é um processo de mudança interior, ou seja, de mudança da sua forma de ver o mundo. A maioria não consegue alcançar a reforma, porque se preocupa com os atos, se preocupa com a visão externa do mundo quando a sua preocupação tem que estar voltada para a visão interna, para aquilo que está sendo criado na sua mente sobre o que Deus está fazendo (as movimentações físicas). 

É isso que nós precisamos compreender para realizar a reforma íntima, pois enquanto não nos voltarmos para Deus e para nós mesmos (para o espírito que somos) e ficarmos preocupados com matérias, não vamos conseguir nada. 

Esta é uma coisa que venho falando há cinco anos e não estou sozinho. A maioria dos que ouve e fala de Deus de uma maneira universal, fala disso. Eles falam de revisão mental; falam de rever a forma de ver o mundo. Na hora que os seres humanizados compreenderem isso, vão conseguir realmente promover a reforma íntima. 

Para colocar em prática esta compreensão, deixe-me falar de mais um detalhe. Tudo está feito; você só está vivendo o que já está feito. 

Não se preocupe com resultados; não se preocupe com o que vai acontecer amanhã. Cristo diz muito claro: porque que você se preocupa com o que vai acontecer amanhã, se Deus dá a vida aos bichos e as plantas. Se Deus dá o destino de cada um, porque que você vai se preocupar com o amanhã?

Não façam isso. Vivam o dia de hoje. Tenham a certeza de que a sua vida já está definida desde o nascimento e se preocupar com o amanhã é a maior prova de falta de fé. 

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.