quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Porque não permanecemos iluminados desde o princípio.

Participante: gostaria que o senhor falasse um pouco mais porque não permanecemos iluminados desde o princípio.

Porque em algum momento você se sujou. 

Em O Livro dos Espíritos é perguntado se há o livre arbítrio e a resposta é clara: senão vocês seriam uma máquina. Então, desde o princípio vocês têm algum livre arbítrio. Agora, precisamos saber como este livre arbítrio acontece...

Quando antes de vir para a primeira encarnação, o espírito passa por todo um processo de conhecimento do universo. É o período que a Bíblia, no livro da Gênesis, fala que o homem e a mulher foram criados e viveram no paraíso em paz. 

Portanto, você está no universo aprendendo. Aprendeu que não deve ser egoísta, que deve amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Claro que estou usando palavras para vocês poderem entender, porque na realidade não é isso. 

Em uma determinada época, você disse: ‘Deus estou pronto. Já aprendi tudo. Aprendi que devo amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo; que o universo é uno, único e estável, que os seres no universo vivem diferente da materialidade, tem anseios diferentes. Já aprendi tudo’. Pronto, você vai para a sua primeira a encarnação.
Encarnado vem a primeira prova e vê que não tinha aprendido tanto. Vê que apenas achava que tinha aprendido. Aí cai começa a se sujar e com isso gera a expiação. 

Então, encarnar é viver provas e expiações. Provar o que aprendeu e expiar aquilo que durante as provações anteriores vocês responderam de uma forma não universal. Este processo continua a ocorrer até que em determinado momento, por merecimento, você muda o sentido de encarnação. Agora não mais fará provas e expiações, mas sim regeneração. Você já provou que sabe e quer fazer e por isso agora é hora de mudar de verdade. 

Reparem que falei dois níveis: o que vocês estão (provas e expiações) e o que estão indo (regeneração). Estes são o primeiro e o segundo de uma série eterna de sentidos de encarnações. 

Hoje mesmo alguém me perguntou como isso acaba, quando o processo encarnatório acabará. Já disse e vou repetir: os espíritos que hoje encarnam no planeta Terra estão no pré-primário do processo de elevação espiritual.

Fonte: Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.