quinta-feira, 21 de agosto de 2014

LIBERTANDO-SE DO MEDO

Participante: na verdade é difícil fazer o que o senhor fala, já que o pensamento surge espontaneamente. Por exemplo, o medo. Quando vemos, o pensamento que expressa um medo surge. Como trabalhar isso? 

Vamos realizar juntos este trabalho?

Quando lhe vem o pensamento de estar com medo medite sobre ele. A primeira coisa para realizar esta meditação é descobrir o que está lhe causando o medo? Para poder exemplificar o trabalho usarei o medo que as pessoas têm da velocidade com que o carro está andando.

O carro está correndo e isso lhe dá medo. Por quê?

Participante: porque pode acontecer um acidente.

Este raciocínio faz parte da lógica humana. Agora, se você sabe que era antes de existir, lhe pergunto: quando acontecerá um acidente na vida de alguém? Quando Deus quiser. Meditando desta forma descobrirá que o seu medo, na verdade, não é da velocidade, mas sim de Deus: você tem medo que o Pai lhe dê algo que seja mal para você.
Participante: concordo com o senhor. Sabemos que Deus é Amor e que nos ama, mas ficamos preocupados com o futuro. Dá para se desligar disso e não sentir medo do amor do Pai por nós?
Dá para fazer sim... Como? Trabalhando para isso...

Saiba de uma coisa: a vivência sem sofrimento não cai do céu. Ela é o resultado de um trabalho fundamentado na modificação do valor essencial com que se vive a vida. É por isso que sempre digo que ninguém nunca conseguirá acabar com o sofrimento sozinho. Na verdade, Deus dará o fim do sofrimento como resultado do trabalho de meditação da vida para viver os acontecimentos a partir de uma motivação espiritual.

Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Se você se escolher para Deus, ou seja, tornar a vivência com Deus na essência da sua vida, Ele lhe dará o resultado de sua meditação. Se transformar a meditação em fundamento para a vida, ou seja, quando vier o medo buscar conceitos que estão gerando-o e afastá-los colocando na consciência os conceitos que exprimam a fé em Deus, não haverá medo.

Isso, no entanto, não acontece da noite para o dia. É preciso muito trabalho para alcançar este ponto. É preciso galgar degrau a degrau a libertação do mundo humano, mas não haverá subida alguma sem o trabalho para a evolução. É por isso que Cristo ensina que Deus dá a cada um segundo suas obras. Se você trabalhar neste sentido, Deus não lhe dará o medo; mas, se trabalhar no sentido humano, ou seja, der asas à imaginação humana, Ele lhe dará muito medo. Não lhe dará, no entanto, este sofrimento como castigo, mas sim para chamar a sua atenção para a presença Dele. Ele está dizendo: ‘Eu estou aqui em cima, olha para Mim e não para o que está à sua frente’. É para isso que faz o carro correr...

É preciso lembrar-se do Pai sempre que se acorda, porque é Ele que o desperta e não o relógio. Ele faz isso para que você tenha um dia inteiro de oportunidades para aproveitar a encarnação e assim alcançar a elevação e não para que satisfaça seus anseios humanos.
Nas linhas orientais se diz que a meditação lhes desliga deste mundo. Na verdade ela lhe mostra o caminho onde trabalhar para se desligar dos conceitos. Ela não desliga, mas serve de instrumento para poder se encontrar o botão que pode desligar o espírito dos conceitos humanos.

Fonte: Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.