quinta-feira, 26 de junho de 2014

Leia se puder

Não devam nada a ninguém. (Capítulo 13 – versículo 08)
Vamos com calma... Não deva nada a ninguém: o que quer dizer isso?
Participante: não faça com que o outro tenha que vir te cobrar.
Quando você deve alguma coisa ao outro? Quando ele lhe dá alguma coisa. A partir do momento que você recebe, se torna um devedor.
Participante: mas, se eu ganho de presente...
Não estou falando de presente, mas de dívida. Quando você pegar alguma coisa de outro, fica devendo algo a ele. Toda dívida existe porque você pegou alguma coisa, ficou com uma coisa do outro. Neste momento se comprometeu.
Você pode dever muitas coisas, mas vou falar apenas de uma delas que é muito comum vocês deverem: não espere os outros vir lhe dar felicidade. Não fique esperando por isso, senão se torna devedor, de Deus principalmente.
Sabe o que é ser devedor de Deus? Aquele que precisa que Deus mude as coisas para ele ser feliz.
Participante: porque é devedor? Não estou entendendo...
Você se torna devedor de Deus quando coloca a felicidade nas mãos Dele porque para ser feliz se apropria das coisas Dele. Por exemplo: você quer um carro e a sua felicidade depende disso. De quem é o carro? De Deus. Se consegue que Deus o dê para você e por isso fica feliz, do carro, torna-se devedor do Senhor...
Devendo o que? Amor universal, felicidade incondicional... Esta dívida terá certamente que pagar. Como? Deus vai lhe dar uma situação que você não goste e dizer: agora pague o seu prazer anterior com a minha felicidade.
Participante: Isso é injusto...
Não, é justo, porque ele ensinou: ame a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Mas, você amou o carro de forma primária...
É justo ele lhes cobrar, porque já tinham o ensinamento, mas vocês não dão muito ouvidos à ele, não é mesmo? Só que se Deus vivesse lhes cobrando sempre, suas vidas virariam um inferno...
Por isso Ele precisa de vez em quando amenizar. Para isso faz a sua vontade: lhes dá o carro. Só que neste momento, acabaram ficando devedores Dele.
Não devam nada a ninguém. Quando digo isso, não se preocupem em dever dinheiro, mas não devam ao outros e às coisas a sua felicidade, pois vai ter cobrança. Todos que devem, têm que ser cobrados. É justo o devedor pagar de quem ele pegou.
Portanto, se a sua felicidade depende da sua filha lhe tratar de um determinado jeito, quando ela lhe trata assim, pode ter certeza que você ficou devedora de Deus e Ele vai cobrar isso. Foi seu merecimento naquele momento dar uma amortizada na cobrança da prática do amor universal, só que ao precisar dessa injeção de ânimo humano ficou devendo.
Participante: é muito complexo... A vida inteira a gente vai ficar devendo.
Isso significa que cada vez que você usar o prazer, cada vez que depender do mundo para ser feliz, torna-se devedora. Aliás, é por isso que o carma é chamado de cobrança.
Você recebeu felicidade ou amor, tem que pagá-los. Se não fizer, soma juros e mais juros.
Durante a vida, você acumula dívidas até que chega à miséria. Neste momento, precisa de um capital para começar de novo. Esse capital são os momentos de prazer... Só que quando recebe esse investimento em você, algo é esperado, ou seja, se tornou mais devedora.
É assim o sistema monetário de Deus... Mas, Ele não faz nada disso como penalidade ou para ganhar. Pelo contrário: faz tudo isso para você acordar, para começar a aprender a viver com o 'dinheiro' que tem e não ficar querendo que os outros lhe deem as coisas de graça.
Participante: mas, Ele também não me deu o livre arbítrio? Ele não perguntou se eu queria passar por isso tudo quando me criou. Onde está a justiça? Me cria por um segundo e me mostra o que vai ser a vida para eu optar se a quero ou não?
Ele lhe falou sim. Ele disse: você pode comer o fruto de todas as árvores menos dessa. Aí você vai comer justamente daquela...
O que estou explicando é a lei do carma: quando você usa o prazer, gera um tipo de carma; quando usa amor, gera outro.
Participante: ou seja, Ele é o senhor absoluto e a gente só tem que dizer amém?
Filha sim, isso é verdade.
Participante: essa coisa de Pai amoroso, então, não existe?
Pelo contrário, Ele é Senhor absoluto com Amor sublime. O que lhe leva a pensar assim é que você não sabe o que dá usar satisfação, não sabe o que acontece com você como espírito quando desfruta do prazer. Ele sabe e por isso lhe defende disso...
Repare: você está lutando contra Deus para defender o que acha, mas o que acha, não é o melhor para você.
Participante: não, estou querendo chegar a uma conclusão.
Sim, mas chegar a uma conclusão a partir das suas esperanças materiais, da sua felicidade material: esperar que os outros lhe agradem.
Observe: você falou que Deus é um carrasco. Por que disse isso? Porque Ele lhe faz vencer a satisfação que é degenerativa para você espírito?
Tem uma frase de Paulo que já estudamos que diz assim: o ser humano é inimigo de Deus. Por que ele é? Porque quer a satisfação, porque vive os anseios materiais, enquanto que Deus sabe que ele precisa do universalismo, do amor universal.
Participante: na verdade o que está acontecendo comigo é que eu estava vendo o senhor falando em Deus como justo, amoroso e perfeito, dizendo que eu deveria ter amor a Ele, mas estou voltando a ser como quando eu era criança: temendo Deus, tendo pavor, medo da vingança Dele.
Vingança não; já falamos sobre isso. Mas, se você quer ser um ser humano, tenha medo de Deus sim.
Participante: mas eu não queria ter essa ideia de Deus carrasco.
Não estou lhe passando a ideia de um Deus carrasco. Na verdade, o que estamos fazendo é tirar as ilusões. As pessoas que não tem essa visão de Deus; elas ainda esperam que Deus vá saciá-las. Só que elas não vão encontrar uma boa colocação quando saírem da carne.
Sabe para que todo esse esquema de Deus? Para você sair da carne vitoriosa. Quando se defende a carne, a satisfação, os desejos humanos, defende-se a humanidade e quem sai da carne humano, sai perdedor...
A humanidade não existe: ela é um estágio da vida espiritual. Um estágio onde é preciso se renegar tudo que é humano para entrar na sua divindade.
Se não começarmos a partir do ponto que o ser humano é inimigo de Deus, não chegaremos a lugar nenhum, pois vamos querer nos transformar em seres humanos melhores, mas isso não existe. A grande característica do ser humano é ser individual e o individualismo jamais pode levar felicidade a todos, pois só a traz para um.
Então, tudo isso que você fala, para o ser humano Deus é assim, Ele é o carrasco do ser humano, pois vai programar a vida deste ser para que o espírito mate a sua humanidade. Ele vai programar a vida do ser humano para que o espírito acabe com as verdades materiais, pois se ele ficar preso a elas, não chega ao universalismo.
Ele vai programar a vida humana do espírito para que ele, enquanto ser humano, tenha mais desprazer do que prazer justamente para ver se ele compreende que esse sistema de vida está falido. Só aqueles que abandonaram os seus quereres individuais e acabaram com a sua humanização é que se transformaram em felizes e que puderam auxiliar o outro.
Já pensou se a madre Tereza dissesse: 'eu só posso trabalhar em hospitais, não vou mais nas favelas'. Ou então: 'não vou mexer com doentes de AIDS senão posso pegar a doença'.
É isso que estamos dizendo, é isso que estamos falando o tempo inteiro: é preciso lutar contra os seus padrões porque eles são um câncer que acaba com a sua elevação espiritual, pois eles prendem à matéria.
Portanto, para que quer ser humano, você está certa. Se você é ser humano, tema a Deus, pois Ele não vai fazer o que você quer.

A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros obedece a lei. Os mandamentos: não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice, todos eles e ainda outros mais são resumidos num mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo. (Capítulo 13 – versículo 08 a 09)
Sobre isso já falamos....
No dia em que você amar universalmente, não vai cometer adultério. Mas, enquanto se amar acima dos outros, vai estar adulterando as verdades toda hora.

Quem tem amor não faz mal aos outros. Portanto, amar é obedecer toda a lei.
Vocês precisam fazer isso porque sabem em que tempos nós vivemos, pois chegou a hora de acordarem. (Capítulo 13 – versículo 10 a 11)
Chegou a hora de acordarem....
Foi o que disse agora a pouco. Será que ainda não compreenderam que esse sistema de vida, a vida humana, está falido? Por mais que as pessoas estudem, busquem a espiritualidade, esse sistema de vida só leva ao inferno?

Porque o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. (Capítulo 13 – versículo 11)
Já falamos sobre isso...
Dissemos que a partir do momento que Cristo foi incorporado por Jesus começou a acontecer a avaliação, o dia do juízo para cada um. Até a chegada de Cristo era nascer e morrer gerando carmas. Só depois daquela missão o espírito começou a ser salvo.

A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas para lutarmos na luz. (Capítulo 13 – versículo 12)
Paremos de fazer o que é a escuridão... Que é a vida humana? Uma escuridão só. Peguemos as armas, o amor, para lutarmos na luz, ou seja, para lutarmos com Deus.
Sabe, está na hora de deixarmos de ser fantasmas. A humanidade é toda ela composta por fantasmas. São espíritos que não sabem que são seres universais. Isso é fantasmagórico de se olhar de fora para dentro.
A luz está chegando, o raiar de um novo dia, a aurora de uma nova etapa da vida do espírito está chegando, mas esse novo dia não será iluminado com luz artificial, ou seja, com a sua felicidade individual. Será um raiar com o Rei do Universo, o Deus Sol.

Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de orgias ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem briga ou ciúmes. (Capítulo 13 – versículo 13 a 14)
O que é orgia?
Participante: a gente conhece mais no sentido sexual, mas orgia é bagunça, mistura.
Prazer... Misturar o prazer com o sofrimento. Orgia é todo esse êxtase. Não viva essa mistura...
O que é bebedeira? Ilusão.
O que é imoralidade? É tirar vantagens sobre o outro.
O é indecente? É ter prazer julgando os outros.
O que é brigar um com o outro? Se impor a ele.
O que é ter ciúmes? É achar que o outro é melhor que você.
Pronto: aí está o guia para se chegar à nova vida. Aí estão as armas para lutar na luz.

Mas peguem as armas do Senhor Jesus Cristo, e não pensem em satisfazer os desejos pecaminosos da natureza humana. (Capítulo 13 – versículo 14)
Não é exatamente o que eu disse? Não se preocupe em satisfazer os desejos da natureza humana... Prazer...
Participante: ele põe um adjetivo nos desejos: pecaminosos.
O que é pecado? Ir contra Deus.
O que é ir contra Deus? É não amar.
O que é não amar? É querer para si , é ganhar.
É isso que ele está dizendo e é essa a natureza humana. A natureza do ser humanizado é o individualismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.