terça-feira, 27 de maio de 2014

RESPOSTA DE JOAQUIM - durante estudo

Participante: viver o presente, o agora, da melhor forma possível, para quem vive bem hoje, é uma coisa. Para aqueles que vivem no sofrimento, o presente não é muito fácil. Explique para nós esta questão, pois isso parece ser a chave para se viver melhor esta vida de ilusão.
Primeiro: você fala em viver a vida para quem vive no melhor, mas, o que é o melhor?
Para me responder, você só pode tomar por base você mesmo, o que considera como melhor ou pior. Para você uma vida melhor é a vida melhor do que tem hoje. Amanhã, se nessa vida, ganhar mais uma coisa, a vida melhor será a que tem mais o que ganhou. Se depois ganhar mais uma coisa, a vida melhor passará a ser a soma das três coisas que tem.
Não existe vida melhor ou pior, a não ser no seu critério. Conheço muita gente que tem muito menos que você, mas vive no melhor. Porque? Porque é feliz com o que tem.
Esse é o segredo para se viver esta vida bem: aprender a viver com o que tem sem querer mais do que tem. E, para isso, não importa o que tenha. Se hoje você só tem um grão de arroz para comer, ache ótimo tê-lo. No dia que não tiver nem este grão de arroz, aquele que realmente quer ser feliz deve se compenetrar de que o nada para comer é o que ele tem para viver e, por isso, também achar ótimo.
Esse é o segredo. Enquanto você tiver uma vida onde exista o melhor e pior, jamais conseguirá viver o que você tem. Por isso, jamais será feliz...
Olha o que venho dizendo: o universo é você. Por isso, é preciso aprender a viver o seu universo você. Se esse universo hoje é só ter um prato de comida por dia, viva isso com felicidade. Se amanhã ele se transformar em ter dois pratos de comida, viva isso, sem saber se é melhor ou pior que ontem.
Você precisa saber que o seu universo é o que você tem e que só pode viver o que está nele. Por isso é que ensino que viver bem é saber viver bem o que tem e não viver com valores de melhor ou pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.