quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

DESTINO OU LIVRE ARBÍTRIO?

Participante: existe destino e livre arbítrio ao mesmo tempo?

Existe destino, que é a vida humana, e existe livre arbítrio, que é algo do espírito que ele tem antes da vida e durante ela, mas que não influencia na vida, mas sim no vivenciar a vida.
Se você, por exemplo, tiver que matar alguém, isso é vida e acontecerá porque aquela pessoa precisa morrer numa determinada hora e você está marcado para ser o instrumento escolhido por Deus para fazer aquilo. Agora como viverá o matar, com culpa ou no gozo de ter matado ou ainda na apatia, isso é você que escolhe. Isso é o livre arbítrio...

Participante: já ouvi falar que destino é como se fosse uma teia onde o espírito, dependendo do que escolhe a cada momento, caminhará por um ou outro caminho.

Nós já fizemos esta mesma figura e a chamamos de árvore da vida. É a mesma coisa que você está falando, mas apenas com dois detalhes que você não citou.

O primeiro é que na árvore da vida existem pontos convergentes, ou seja, pontos que independente do caminho que sejam percorridos eles serão vividos. São situações que não importa qual caminho você tome, chegará inexoravelmente a eles. 

Segundo: todas as teias estão pré-definidas. Não existe caminho novo, ou caminho que seja construído durante a vida. Por isso, não adianta nada haver caminhos disponíveis. Você pode ir por este ou por aquele caminho, mas estará vivendo sempre um caminho pré-definido e nunca saberá se havia outro caminho possível. Além disso, sempre chegará ao mesmo ponto.
Portanto, ao invés de se prender a ideia da existência de múltiplos caminhos, viva tudo que lhe acontece como pré-determinado. Como informação científica o que você acabou de me dizer é muito bom, mas deixe isso para os sábios. Seja simples...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.