segunda-feira, 4 de abril de 2016

Tornando-se absoluto

Já que estamos aproveitando e fazendo uma recapitulação de tudo o que conversamos até hoje, deixe-me falar de uma figura que já fiz muitas vezes. Promover a elevação espiritual é como sentar à margem de um rio e vê-lo passar. 

Você sentado, parado, estático, deve observar a água do rio chegar, passar e ir embora. Só que o ego humano não aceita que isso aconteça. Como as pessoas me perguntam sempre: o que o senhor ensina não é conformismo? Sim, é, mas e daí?


O grande problema é que as pessoas que querem ser protagonistas para poder ter a fama, o elogio, o reconhecimento, a vitória. Por isso querem sempre agir de alguma forma e se incomodam e não aceitam com a ideia de ser conformista, de ser um espectador da vida. 


Voltando ao nosso exemplo, as pessoas que se dizem buscadoras de Deus querem, ao invés de assistir ao rio passar, querem entrar nele e banharem-se ou querem criar uma barragem para reter a água e assim ter mais dela para si, o querer saber. 


Mais um figura que fiz no início do trabalho e muitos talvez não se lembrem, por isso vou repetir aqui. Vocês são como gotas d’água que surgem na nascente do rio e completam todo o percurso até o mar. Quando chegar lá ela terá que se unir a imensidão do mar de uma forma que ninguém mais a percebera. Só que o ego até aceita a ideia de chegar ao mar, mas prefere ser uma gota d’água dentro de um saco plástico para que permaneça existindo individualmente.


Veja se não é isso. Vocês aceitam a ideia de universalismo, mas ainda querem ser os universais. Veja como vocês aceitam a ideia de que existe um Absoluto, um absolutismo no universo, mas querem ser o absoluto do universo.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.