quinta-feira, 14 de abril de 2016

Situação política do Brasil

Participante: o que você diz cabe perfeitamente nas questões recentes do cenário brasileiro, nas manifestações recentes contra a corrupção. Poderia fazer algum comentário à respeito? Como podemos conviver com a mente que insiste em criticar quem tem uma determinada e que propõe medo de alguns acontecimentos. 

Quem tem medo de algum acontecimento futuro? Aquele que não quer o acontecimento, ou seja, que tem uma intencionalidade.


Como lidar com as desavenças que estão acontecendo neste momento? Sabendo que há desavenças, que elas não poderão deixar de existir e se harmonizar com elas. Ponto.


O problema não é haver desavenças, mas você querer que não aja. O problema querer um sistema político, outro presidente ou outro regime. O problema não é esse: é querer que qualquer um exista, é achar que o que existe agora está errado. Isso porque quando quer outro diferente ou acha que o que existe está errado, está desarmonizado com a realidade que vive.


Agora, com relação a isso, quero aproveitar a sua pergunta – e agradeço por ela – para dizer uma coisa. Harmonizo-me com todos os que acham que o governo atual é bom ou mal. Dou a cada um o direito de ter a sua opinião. Agora, por favor, depois não venham dizer que o que eu falo é muito bonito. Depois não venham falar de amar ou de busca de Deus e que estão colocando em prática os ensinamentos de qualquer mestre em prática.


Agir dessa forma é ser hipócrita. Até hoje nunca defendi nenhum ponto de vista de ninguém ou de qualquer assunto. Como, então, você pode dizer que está buscando colocar em prática o que ensino? Pior: ainda usam o que falo para defender um determinado ponto de vista.
Será que não dá para reparar que estão usando o amor universal como um instrumento do seu egoísmo? Aqueles que dizem que estão defendendo esta ou aquela posição por ser o melhor para o futuro, não veem que estão pensando apenas no seu próprio umbigo?


Sei que tem muita gente que vai se chocar com o que estou dizendo e pode até me abandonar. Isso não tem problema, mas não posso me silenciar frente às coisas que estão acontecendo. Tem muita gente acendendo uma vela para Deus e outra para o diabo.


Respeito a opinião de cada um, mas se você se diz buscador, se acha que é importante aprender a amar, ainda cai nesta armadilha da vida? Ainda é derrotado por este pequeno soldado dos seus inimigos? Sim, são derrotados pelo exército contrário à paz, porque essas situações todas que estão vivendo (inflação, desemprego, corrupção), nada mais é do que soldados usados pelo seu individualismo, pelo egoísmo.


É a esses que estão perdendo esta batalha que quero me dirigir. Não para criticá-los, mas para alertá-los. Vocês acham que estão fazendo algo maravilhoso, amoroso, do bem, mas não reparam que estão sendo conduzidos como bois para o matadouro. Não porque esse ou aquele regime será matador, não é isso que estou me referindo. Estão sendo conduzidos para o matadouro da paz, da felicidade, do amor e, consequentemente, da elevação espiritual.


É isso que quero dizer: o custo pela sua participação dentro da atual situação política do Brasil, seja de um lado ou do outro, é o afastamento de Deus, a perda da sua oportunidade de elevação espiritual. 


Em nome do que vocês estão agindo? Em nome de uma satisfação pessoal, de um prazer? Em nome de conquistar mais benefícios? Me desculpe, mas não vi ninguém que recebesse benefícios deste governo e que falasse mal dele.


Já reparam nisso? Só os que não ganharam nada deste governo é que estão reclamando. Aqueles que ganharam, o estão apoiando. Agora, se será que estão reclamando porque o governo é ruim ou estão apoiando porque ele é bom? Claro que não. Os que estão reclamando estão agindo deste jeito porque não ganharam nada e os que estão apoiando fazem isso porque tiveram um lucro individual.


É essa reflexão que aquele que quer aprender a ser feliz, que quer ter paz, precisa fazer. Agora, se você escreve, fala, participa de manifestações e grita contra o governo, isso é vida, é ato. Por isso não posso lhe criticar pelo que faz. O que estou falando é do mundo interior. O que estou falando é sobre nutrir por dentro o sentimento de ódio, de rancor, de mágoa ou de satisfação. 


Você não vê que a pior coisa que poderia lhe acontecer e que é muito pior do que a inflação, a corrupção ou o desemprego, está lhe acontecendo neste momento. O pior não é ter um governo um governo corrupto, que não ligue para a educação ou para a saúde, mas você perder a sua paz, a sua felicidade e por conta disso afastar-se de Deus. 


Tudo o que hoje acusa o governo de não lhe dar, pode ser que amanhã, com este ou com outro governo, possa ter, mas a paz e a felicidade que perdeu neste momento, essa foi perdida definitiva, já que o momento presente não volta. 


Este país já teve tudo o que vocês hoje reivindicam. Neste país já houve uma época onde o hospital público funcionava, já teve escola que ensinavam bem aos alunos. Em um passado não muito distante, estudar em escola pública era o sonho de todos. Isso mudou, mas isso aconteceu antes do atual governante assumir. 


Portanto, tudo pode voltar, com este ou com outro governo, mas a paz que não viveu agora jamais será vivida, pois o agora vai embora para o passado e leva com ele a paz. O agora acaba e enquanto ele esteve presente você não viveu a paz. Em troca do que fez isso? De encher sua barriga, de ter um carro, de ter mais móveis ou eletrodomésticos em sua casa? 


Parem e pensem: o que está acontecendo por aqueles que reclamam ou apoiam o governo é uma ação egoísta que se utiliza de um soldado do exército inimigo da paz, que é fundamentado em critérios de justiça e merecimento que atendem apenas o seu egoísmo e não o bem coletivo. Você não param para raciocinar e compreender que estão pensando apenas do seu eu e querendo que esse eu ganhe. Isso é egoísmo, é individualismo.


Se você não está interessado na paz, na felicidade e na vida depois da vida, não tenho nada contra viver isso. Agora, se está interessado pare e pense que não há governo que possa lhe trazer a paz. Isso porque o mesmo governo que estão querendo colocar no lugar desse que está, foi escorraçado há alguns anos atrás pelo mesmo motivo.


Portanto, lutem pela sua paz acima de qualquer coisa e deixem o mundo, aqueles que não estão preocupados com a paz se digladiarem entre si. 


Obrigado mais uma vez, moça, por ter me dado esta oportunidade de abordar este tema. Aliás, já tinha falado sobre isso, mas parece que as paixões dominam as pessoas e elas esquecem o que já ouviram.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.