quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Quem é você?

Quem é você? Grande pergunta, não? Os seres humanizados convivem consigo mesmo durante décadas e nem sabem que são.

A resposta mais comum a esta pergunta para aqueles que são espiritualistas é definir-se como espíritos. No entanto, para estes tenho uma série de perguntas que desmentirão esta visão de si mesmo.
Por exemplo: onde você acredita que nasceu?

Participante: Eu ou o espírito?

Você, no que você acredita, o que é real para você agora: é isso que estou perguntando. De nada adianta filosofarmos sobre o assunto mostrando toda a cultura espiritual que já adquirimos e responder através do conhecimento cultural, pois esta forma de proceder não nos deixará chegar à compreensão alguma.
Que adianta me responder que o espírito nasceu no Universo e é gerado por Deus se agora, neste momento, você não vive com esta Realidade? Nós somos o que somos no dia a dia e não aquilo que acreditamos ser. Somos as verdades com as quais convivemos sobre nós mesmos no cotidiano e não aquilo que culturalmente conhecemos.

Qual a sua realidade hoje? O que acredita sobre você hoje? Que é mulher ou homem, casada(o) ou solteira(o), que tem tantos anos de idade, que tem como pai e mãe determinados seres humanizados, que nasceu em uma cidade específica. 

As respostas a estas perguntas formam um conjunto de verdade que acredita ser você, pois são eles que determinam a sua identidade atualmente e não aquilo que culturalmente diz ser.

Mas, nada disso que crê ser você mesmo é do espírito, do mundo espiritual. Tudo isto pertence à materialidade, à vida humana. Portanto, me responder que você é um espírito de nada vale para o conhecimento da Realidade e em nada ajuda no aprendizado do controle da sua mente como instrumento da elevação espiritual. 

Volto, portanto à minha pergunta: quem é você hoje? Com certeza não é um espírito porque nas suas Verdades e Realidades não há nada de espiritual. 

Eu diria o seguinte sobre você ou qualquer outro ser humanizado: você é um espírito, mas está um ser humano e aquilo que está é o que é.

Este conhecimento é importante para que não se viva a ilusão (maya) de que se pode agir espiritualmente enquanto estiver humanizado. Enquanto não assumir o que está, mas que não é, como se mudar?
De nada adianta para um ser humanizado que busca a Deus dizer que é um espírito enquanto estiver humanizado, pois desta forma imaginará que já promoveu a reforma interior apenas por conhecer uma Verdade. Enquanto a sua realidade não se alterar, a verdade existente é apenas cultura inútil, palavra sem obra. 

Para que você possa responder com convicção sou um espírito é preciso estar espírito.
Participante: Quer dizer que enquanto eu estiver encarnada não poderei ser um espírito?
Não foi isso que disse. Não é enquanto você estiver encarnada que não poderá viver espiritualmente, mas sim enquanto estiver submissa as verdades sobre si mesmo que possui hoje e que determinam a sua identidade e a realidade em que vive .

O que é um ser humanizado? É um espírito que está com a sua consciência espiritual encoberta pelo que foi chamado de “véu do esquecimento” e no lugar desta é guiado por um ego, uma mente temporária criada para uma encarnação. 

Nota: Aqui o termo “consciência” é usado como conjunto de verdades. Portanto, a consciência espiritual é um conjunto de Verdades espirituais e o ego ou mente um conjunto de verdades ilusórias e temporárias criadas com uma finalidade específica.

O que determina, portanto, a humanização (ou período chamado de encarnação) não é a carne, mas as verdades que o ser espiritual utiliza para reconhecer a si e ao mundo em que vive.
Estas verdades não são geradas pela carne, mas sim pelo ego. Por isso posso afirmar que o determina o período de existência chamado de encarnação não é aquele que o ser universal permanece ligado a uma massa carnal, mas aquele que permanece subjugado pelo ego.

Quem consegue promover a reforma íntima libertando-se da ação do ego tornando-se “senhor da mente”, não sai da carne (continua vivendo ligado a esta massa densa), mas pode voltar à sua Realidade (ser espírito). Com isto será e estará espírito e nada mais restará da humanização e a encarnação (oportunidade dada por Deus para a elevação espiritual) acabará, sem que para isto precise “morrer”.

Baseado nesta Verdade do Universo, eu posso afirmar que existem espíritos encarnados e seres universais humanizados em todos os recantos do universo e em todas as “dimensões espirituais”. Assim como existem seres universais ligados à matéria densa libertos da ação do ego, também há espíritos que se desligam da carne mas continuam submissos ao ego e, portanto, ainda estão humanizados apesar de não serem mais reconhecidos como “seres humanos”

Participante: Um exemplo de espírito fora da carne, mas preso a um ego humano?

Os chamados “fantasmas”. Eles ainda acreditam nas verdades genéricas do ego (seu nome, suas posses, sua família) e vivem dentro dessa realidade sem ao menos se dar conta de que não estão mais presentes na vida material.

Ele é o mesmo ser humano que foi durante o período que estava ligado à matéria densa: só que não tem mais a carne. A humanidade não mais os considera humanos, mas são, porque ainda possuem a mesma identidade transitória criada pelo ego com a qual viveram enquanto encarnados.
A encarnação, portanto, não é determinada por ligar-se à carne, mas sim por assumir uma identidade humana e, com isso, deixar a Realidade espiritual. 

Respondendo à sua pergunta, então, a identidade espiritual pode ser vivenciada sem que para isso seja preciso desencarnar.

Quanto à minha pergunta anterior (quem é você) afirmo que todos os habitantes do orbe terrestre na massa densa são espíritos, mas estão humanizados. Se a humanização, como já descobrimos, não é ditada pela carne em si, afirmo: você não é o espírito e nem a carne, mas um ser universal humanizado. 

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.