sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O apego às coisas materiais

O apego às coisas materiais é apontado por todos os mestres como algo que precisa ser vencido para que se alcance a elevação espiritual. Neste sentido lhe pergunto: para que você defende seu corpo, seu nome, sua honra humana? Nada disso é eterno ou Real, mas apenas ilusões temporárias que tem “fim” certo. Por que então defendê-las com tanto ardor?

Além do mais, não compreende que quando defende os aspectos humanos ilusórios com que vive hoje esquece de defender o espírito que é e perde a sua paz, tranquilidade e felicidade, que são ingredientes necessários à plena existência espiritual. 


Para defender o ser humano que imagina ser hoje o espírito humanizado agride a sua existência espiritual e faz o espírito sofrer. Por que? Porque nem sabe o que é a existência espiritual e do que ela se compõe. Iludido sobre as verdades que o ego criou a partir da literatura espírita defende o materialismo crente que está defendo sua espiritualidade.


Fala-se muito no planeta Terra na vida do espírito, no bem espiritual, mas o que se fala destes elementos (vida e bem), não está de acordo com a Realidade dos mesmos elementos, espiritualmente falando. Afirmo que o que o ego lhe diz e você acredita ser “elevação espiritual” é ilusão, irreal, pois tudo o que a mente cria é maya. 


Quer ver um exemplo: sabe o que vai acontecer com você quando for elevado, quando completar a reforma íntima? Muitas respostas podem estar sendo dadas pelo ego agora (“vou viver em cidades espirituais, ser socorristas, etc.”), mas nada do que ele disser pode ser comparado à Realidade, que é sempre muito mais simples do que a mente cria. 


O que diferencia a vida espiritual da material não é onde se vive ou o que se faz, mas sim o “estado de espírito” com o qual o ser universal vive. A única diferença entre o ser humanizado e o universal é que o espírito liberto da ação ilusória da mente alcança a “bem-aventurança” como Cristo ensinou, enquanto que o ser humanizado não consegue atingir a este estado de espírito. 


Nota: ESTADO DE ESPÍRITO - Conjunto de sentimentos que são nutridos pelo espírito durante um determinado momento de sua existência. Estando nervoso, por exemplo, podemos afirmar que ele vivencia naquele momento o estado de espírito nervoso. Na verdade o termo melhor seria “estado sentimental do espírito”.


Mas, o que é “bem-aventurança”? Cristo ensinou e falou o tempo inteiro de sua missão a respeito deste estado de espírito, mas os seres humanizados até hoje não compreenderam este ensinamento. Trata-se da mesma felicidade que os “santos” sentem, ou seja, uma vida vivenciada na paz, felicidade incondicional e harmonia com o mundo.


Para poder se viver a existência espiritual é preciso que estes estados de espíritos estejam presentes nas Realidades que se vivencia. Quando, para defender a sua honra, o seu nome ou a sua própria pessoa durante a vida carnal o “estado de espírito” do ser é alterado, ele está defendendo quem: o espírito ou o ser humanizado? Está vivendo em que Realidade: a material ou a espiritual?


Por isso reafirmo: é importante você compreender que aquele que acredita ser hoje é uma ilusão; que a vida que leva hoje é fantasia; que a existência e as coisas que considera suas são coisas ilusórias e irreais para o Universo. Sem isso não se controla mente alguma e aí não se promove elevação espiritual nenhuma.


Quem valoriza aquele que imagina ser não consegue nada no sentido de realização espiritual. Por esta valorização do que é ilusório sai “brigando” com todos para defender quem imagina ser e nada realiza. A estes. Deus tem sempre um lembrete: não foi para isso que você nasceu.


Através de todos os mestres da humanidade o Pai tem sempre mostrado aos seres humanizados que não existe como defender aqueles que imaginam ser. Por isso Cristo ensinou: se lhe baterem numa face, ofereça a outra; se lhe pedirem a capa, dê o manto; se lhe mandarem carregar um peso um quilômetro, carregue dois.


Portanto, preserve o seu lado espiritual participando das ações da vida material sem defender a materialidade, mas a sua espiritualidade.


Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.