segunda-feira, 26 de junho de 2017

Regressão espiritual

REGRESSÃO ESPIRITUAL
Participante: se tudo é perfeito e nada pode dar errado do ponto de vista divino porque encarnações são interrompidas e levadas a mundos primitivos? Algo deu errado para esses espíritos encarnados que fez com que eles voltassem a passar por provas primitivas? Como pode alguém reprovar em matéria de ascensão, se tudo que é colocado como prova para o ser humano deveria servir para leva-lo a novas experiências e não experiências antigas?
Vamos por partes...
Primeiro detalhe de sua pergunta: mundo primitivo. O que será isso?
Se você me fala em mundo das cavernas, desculpe: ainda está preso a conceitos humanos, a ideias humanas que criam algo mais avançado ou mais atrasado. Mas, não creia que isso é exclusividade sua. O próprio Kardec em O Livro dos Espíritos e em todas as obras do Pentateuco Espírita classifica o índio como um sub ser, um ser primitivo. Fala dos silvícolas como se eles fossem espíritos de segunda categoria.
Acho que no mundo de hoje, onde se fala no fim dos preconceitos, não se pode mais dizer que o índio é um sub humano, um sub espírito. Por isso, o primeiro aspecto do qual se utiliza no seu questionamento, a ideia de voltar a um mundo primitivo, começa a perder força.
Nenhum espírito pode regredir no planeta em que vive a um mundo diferente do que está vivendo: isso está bem claro em O Livro dos Espíritos.
Além do mais, precisamos analisar outra questão. O que determina a evolução do espírito não é o aparato material com o qual convive. Esse é um grande detalhe que vocês não levam em consideração. Por causa disso, imaginam que o mundo das cavernas é, espiritualmente falando, inferior ao mundo atual. Ledo engano de alguém que imagina que as coisas espirituais são julgadas pelo seu aspecto humano...
Portanto, o mundo primitivo não é inferior ao mundo atual. Por isso, mesmo que considerássemos a hipótese de ser real a possibilidade do espírito sair do mundo atual e voltar ao primitivo, não poderíamos chamar isso de regressão...
Outro detalhe. Vocês chamam de habitante de mundo primitivo aqueles que habitavam as cavernas durante as encarnações. Por isso pensam que foram pessoas diferentes das de hoje. Sim tinham aparências e personalidades diferentes de hoje, mas quem eram os espíritos que habitavam aquelas massas? Vocês...
Não estou falando de um vocês diferente do que são hoje: eram os mesmos que são hoje... Isso porque a essência da provação dos espíritos que encarnam no orbe terrestre não mudou desde então.
O que vocês chamam de mundo das cavernas é um processo de evolução dentro do planeta Terra que foi vivido por vocês, por espíritos que estão em provação do egoísmo. Como ainda continuam egoísta, chegar até onde chegaram, viver no mundo de hoje, não pode ser chamado de evolução, já que não mudaram nada desde o tempo em que habitaram as cavernas. Continuam a mesma coisa.
Na verdade, o que mudou foi o aparato tecnológico do mundo e esse não tem nada a ver com o espírito. Desculpe, tem sim: é um instrumento de provação para ver se você acha que vive num mundo melhor do que o primitivo. Sendo assim, quando você me diz que retornar a um mundo primitivo é regredir, está sendo preconceituoso e está julgando a questão espiritual pelos aspectos humanos, ou seja, não conseguiu superar a proposição mental, já que tudo isso é gerado pela mente e não por você mesmo...
Eis aí, então, a primeira resposta ao sua questão: nenhum espírito pode voltar ao mundo primitivo neste planeta porque não existe mais este mundo, já que não existem mais as condições que haviam na matéria. Além do mais, viver num mundo primitivo não significa ser pior do que aquele que vive num mundo repleto de coisas tecnológicas. Por isso lhe afirmo que não existe regressão de espíritos para o mundo primitivo.
Segundo detalhe de seu questionamento: você me fala em encarnações interrompidas... Mas, não podem haver encarnações interrompidas.
Se o espírito pede um gênero de provas e a partir disso Deus cria a história de uma vida, a fatalidade, como você falar em interromper uma história de vida? Se o que acontece durante uma existência carnal é fruto do livre arbítrio do espírito e obra da Causa Primária, do Senhor do Universo, como isso pode ser alterado?
Por isso, quando você me fala em interromper uma encarnação, ou seja, em não deixar que algo previamente pedido e programado não aconteça, eu entendo que está dizendo que alguém é capaz de mexer no destino de outro e que esse ser tem mais poder que Deus. Quando você fala dessa forma, eu escuto que está me dizendo que alguém pode fazer alguma contra o que o Onipotente, Onisciente e Onipresente decretou que ia acontecer. Como isso não é possível, lhe digo que a ideia de que uma encarnação pode ser interrompida e o espírito ser levado a um mundo primitivo, ou seja, ao mundo das cavernas, é impossível.
Na verdade o que está fundamentando a sua crença é um problema que tenho tentado trazer para vocês: reflitam nas ideias que são divulgadas neste mundo sobre as coisas espirituais ao invés de crer no que alguém ser humanizado diz apenas por conta da fama que ele tem entre os humanos... Para que refletissem sobre esta questão lhes deixei uma pergunta: o que é Deus para vocês, o que ele representa para vocês.
Quando você me diz que uma encarnação pode ser interrompida e o espírito arbitrariamente ser jogado num mundo primitivo, está me mostrando que Deus para você é nada... Que Ele não tem potência alguma, ação nenhuma. Afirmo isso porque esta sua afirmação, se fosse verdadeira, mostraria que o Pai decreta uma coisa, mas alguém, e não importa que seja um espírito encarnado ou desencarnado, consegue agir contra o que foi decretado por Ele. Isso é impossível...
Sendo assim, não posso nem lhe dizer o que deu errado numa encarnação dentro da hipótese que você levantou, porque não consigo imaginar e nem nunca vi espírito algum ter sua encarnação interrompida e muito menos ser levado a um mundo primitivo.
Mas, existe mais uma pergunta dentro do seu questionamento: como pode alguém reprovar em matéria de ascensão, se tudo que é colocado como prova para o ser humano deveria servir para leva-lo a novas experiências e não experiências antigas? Vamos falar dela...
Como alguma coisa pode dar errado numa encarnação? Por conta do livre arbítrio do espírito...
Deus deu a você a possibilidade de escolher antes de nascer duas provações. Lhe deu, também, depois que nasce, a possibilidade de escolher entre o bem e o mal. Sendo assim, qualquer coisa que pode dar errado estará ligada a você escolher errado, seja antes ou depois do nascimento... Como o que pede antes da encarnação é avaliado por Deus que não deixa o espírito se sobrecarregar em provas, resta para o erro de agora apenas a sua escolha entre o bem e o mal enquanto vivencia os acontecimentos humanos.
O que pode dar errado numa encarnação é resultado da sua opção por apegar-se à razão. O erro que pode existir numa encarnação é o fato de você optar em permanecer rebelde contra Deus. Só isso.
É isso que dá errado, é isso que pode dar errado, é isso que pode lhe levar a viver num mundo primitivo, mas não neste planeta, porque aqui não existe mais as condições para isso, mas em outro. Além disso, este erro também não pode lhe levar a encerrar esta encarnação antes do determinado por Deus, porque ela só acabará quando chegar ao término determinado por Deus. Nem antes, nem depois..
Então, resumindo tudo o que falei, digo que o grande problema é que vocês ainda querem ser autônomos de Deus. Ainda querem viver num mundo onde as coisas possam acontecer sem que aja uma Causa Primária única.
Quando colocam uma Causa Primária única nas suas vidas, nada do que você me perguntou tem sequer a aparência de real. Repare que para lhe mostrar que estas ideias são falsas, eu apenas disse que nada pode ir contra a vontade de Deus. A partir disso ficou claro que o que você acredita fere frontalmente o que os mestres ensinaram que é Deus, o que Ele representa para o planeta Terra, e, por isso, não pode ser considerado como real.
Então, fica de novo o alerta, não só para você, mas para todos: pensem no que Deus representa para vocês, o que é Deus para vocês. Na hora que conseguirem achar a resposta e conseguirem entender a resposta que os mestres deram a esta questão, não terão mais dúvidas nesta vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.