quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Tudo é emanação de Deus

Participante: Na prática, quando o senhor diz que tudo emana de Deus, deveríamos ver tudo como resultado da lei de ação e reação? Inclusive a bofetada? 

O conhecimento da lei de ação e reação que você tem ainda é uma verdade relativa imposta pelo seu ego. 

Por isso, querer enxergar esta realidade ainda será ficar preso ao ilusório mundo interno. Veja tudo que acontece como o que é de verdade: uma emanação de Deus. Ponto final. Agora porque Deus emanou desse jeito, o ego humano não é capaz de dizer...

Participante: Mas o problema em ver o seu exemplo como uma emanação de Deus é difícil, pois causa dor...

Você fala de dor física? Em “O Livro dos Espíritos” existe um trabalho de estudo sobre as percepções e sensações onde Allan Kardec afirma que: “o corpo é o instrumento da dor. Se não é causa primária desta é, pelo menos, a causa imediata. A alma tem a percepção da dor...” (Pergunta 257).

Você já soube de pessoas que amputaram a perna, mas continuam sentindo dor no pé que não mais existe? Pois bem, a dor não está na carne, mas nasce na mente. A dor é o ego que cria e quem está subordinado ao ego faz “doer a dor”.

Participante: Quer dizer que quando nos libertarmos do ego não sentiremos mais dores físicas?

Aliás, como fazem os gurus que deitam em camas de pregos, que andam em cima da brasa. Eles controlam a mente para fazer isso e não o corpo.

Aproveitando que você me disse que é difícil ver a emanação de Deus por causa da dor que sente, pergunto: o que Deus emana? Já que tudo é emanação de Deus e você tem que dizer “ego eu não acredito em você porque eu sei que tudo aqui é emanação de Deus”, pergunto: o que é emanado pelo Pai?

Participante: Tudo que é bom. A felicidade, a ventura, a prosperidade...

Deus não é múltiplo, ele é Uno, a Unidade. Portanto só pode emanar uma única coisa: o Amor.

Sabe o que é aquilo que o seu ego interpreta como felicidade, ventura e prosperidade: o Amor de Deus. Mas, como TUDO emana Dele, não é só o que o ego diz que é o amor de do Pai por você que é..

Aquilo que o ego chama de ruim (sua dor de barriga, sua tristeza, sua falta de ventura, suas carências) também são frutos do Amor de Deus em ação.

Tudo que existe no Universo é o amor de Deus em ação, porque tudo parte da Causa Primária e Ela como Una só emana Amor. O ego é que é multifacetado e cria múltiplas interpretações e sensações presas dentro da polaridade “bem” ou “mal”.

Você falou que a bofetada seria um carma, fruto da lei da ação e reação e eu lhe disse que era impossível para você, prisioneiro do ego, universalizar-se com esta resposta. Sabe por que? 

Porque o carma não é o que você pensa que é: ele não é castigo ou penalidade, nem vem acompanhado de uma acusação. O carma é meramente a perfeita reação a uma ação anterior.

Repare. Mesmo os ensinamentos que, supostamente, levam à elevação espiritual são transformados pelo ego humanizado. 

Dentro das verdades genéricas dos egos humanos são criados valores que distorcem os ensinamentos dos mestres. Estes novos valores servem de provas aos espíritos encarnados, como, aliás, tudo que vem do ego, tudo que lhe é consciente.

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.