quarta-feira, 16 de março de 2016

Os judeus têm a Lei; pecam e são julgados por ela. (Carta aos Romanos, 2, 12)

Por aquilo mesmo que você usa para julgar, as leis religiosas, morais, societárias, você será julgado.

Sabe, Cristo ensina que devemos amar o próximo como a si mesmo: isto é uma lei que você, que se diz buscador procura seguir. Aí você utiliza outro código legal (neste caso dos bons costumes) e diz que pela lei é feio comer de boca aberta, está usando a própria lei para julgar. 

Com isso faz aquilo que o mestre disse que não deveria ter sido feito, ou seja, quebrou um código legal, pois usou uma lei para julgar o próximo, quando o seu código de conduta diz que deve amar o próximo como a si mesmo.

Ao fazer isso cometeu duas falhas: além de apontar o erro que não existe, utilizou a lei em seu próprio benefício. Isto, aliás, é a coisa mais comum entre os seres humanizados.
A maioria dos religiosos procura interpretar a lei de tal forma que eles não percam a satisfação, o prazer. Seja qual for a lei - seja de sociedade, moral, ou religiosa – sempre busca aplicá-la em seu próprio benefício. Mas, isso não é só particularidade da vida religiosa: pratica-se o tempo inteiro.

Por exemplo, você diz que para ir a determinado lugar (por exemplo uma festa) deve estar com um determinado tipo de roupa que escolheu, mesmo que ela seja incômoda. Isso não é real: na verdade não tem que ir vestida daquele jeito, mas precisa ir para não ser criticada... Na realidade não é obrigada a ir, mas vai porque quer ser elogiada e aparecer como certa, ser aceita pela coletividade.

O ser humanizado interpreta e cria leis sempre a seu favor, mesmo que, aparentemente, isto não salte aos olhos. 

Então, o hábito de usar a lei para julgar o outro constitui em duas ações individualistas: a primeira quando acreditou no seu certo e a segunda quando julgou os outros por ela. 

Com isso vai se somando carmas e quando Deus dá o julgamento, o ser humanizado defende-se alegando inocência: ‘eu não fiz nada... Não bati, não agredi; só disse que ele é um idiota...’ Aí Deus pergunta “porque” e você responde: ‘porque ele não faz o que a lei manda fazer’... Esquece-se apenas que Cristo disse: “quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno” (Evangelho de Mateus, 5-22).

Participante: Quer dizer que não adianta ter lei?

Não é isso... A lei é um parâmetro para você realizar a sua reforma íntima. Ou, como disse Cristo: a espada que ele trouxe para que você matasse a sua humanidade...

Agora você não pode usar este mesmo ensinamento para julgar os outros, porque aí estaria descumprindo um dos princípios desta mesma lei: julgar os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.