terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Todo espírito nasce puro

Todo espírito nasce puro e, portanto, por natureza, ele é puro. Todo espírito é gerado por Deus dentro da pureza universal: essa é uma informação importante. Sem ela, começamos a dividir o mundo entre bom e mal. 

O ser que, dentro da linguagem de vocês, hoje está vivendo no mau, é um espírito bom que se desviou. Hoje está mau, mas no seu íntimo não é assim: ele é puro por natureza. 

Estou usando o termo mau como palavra de vocês. Na minha linguagem o espírito não é mau, mas individualista. Isso porque o mau para mim é o individualismo. Quando pensa em você acima do outro, em qualquer sentido, está fazendo maldade. 

Então o espírito nasce puro e continua sempre puro. Ele pode estar individualista, mas isso não quer dizer que dentro dele não há uma semente de universalismo. Isto porque ele nasceu universalista, nasceu puro. 

Sendo assim, quando julgamos o espírito pela sua atual posição, ou seja, pelo individualismo de hoje, estamos negando a própria essência de Deus que está dentro de cada um. Estamos desrespeitando Deus que colocou dentro de cada um a essência universalista ou a essência do bem, se preferir este termo. 

Precisamos começar a entender isso para, ao invés de criticar o irmão que hoje está no individualismo, levá-lo a se contatar com a sua essência universalista. A essência amorosa ou a essência do bem. 

Isso não se consegue com críticas, com acusações, com julgamentos ou com o apontar de falhas: isso só se consegue com o amor. É preciso amar a todos indistintamente para poder realmente ajudá-los. Não amar o que a pessoa está fazendo, mas amar a essência universal que está dentro de todos os espíritos. 

Isso é orar a Deus; isso é honrar ao Pai: honrar aquilo que Ele colocou dentro de cada um.
Como já disse, não estou estudando espiritismo. Por isso não vou me prender ao bem ou mau: quero ir além.

Para isso é preciso, a partir da informação, tirar compreensões que nos leve à reforma íntima. Esta é a compreensão momentânea que vocês precisam chegar: não se pode sair pelo mundo separando o bom do mal. Pelo contrário: é preciso sair pelo mundo amando a essência de Deus que reside dentro de cada espírito, mesmo que a razão diga que ela não está presente ali. 

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.