terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Existe uma hierarquia espiritual

Existe uma hierarquia espiritual: esta é a informação do Espírito da Verdade. No entanto, ela não é formada através de pistolão ou indicação: ela é formada por ascensão moral. 

A posição de cada um não é determinada por diplomas ou conhecimentos, mas por ascensão moral. Ela não se dá por ordem de classificação, mas se forma de uma forma natural. Isso precisa ficar bem claro.

Para entendermos bem a questão da hierarquia espiritual preciso dizer, por exemplo, que Cristo não é, hierarquicamente falando, o governador do planeta nem o espírito mais elevado. Ele não está nesta posição: nós é que o colocamos nela. 

É isso que nós precisamos entender sobre este assunto: a hierarquia espiritual não surge da auto colocação de cada um, mas se forma através da colocação que outros espíritos fazem dele. Ninguém se avoca no direito de estar nesta ou naquela posição, mas são os outros que por constatarem a elevação moral do espírito lhe dão determinada posição na escala.

Outro detalhe sobre o tema: ela é natural. A escala hierárquica não se forma forçadamente, algo construído por decreto de alguém, uma coisa que seja imposta por outro, que surja de um julgamento de alguém que de livre e espontânea vontade classifique os espíritos. Ela acontece pela simples constatação que cada um faz da elevação moral do próximo.

Por isso não há contestação. A hierarquia espiritual, jamais foi contestada. Cristo, por exemplo, está no topo da hierarquia planetária, mas ele não se colocou nessa posição: foi colocado pelos espíritos. Eles saúdam Cristo e dão a ele esta posição. 

Para se ver isso claramente é só ler o Apocalipse. Neste livro bíblico existe uma passagem onde o mestre é nomeado Governador Geral desse planeta. Esta nomeação não se dá pela designação de Deus, apesar Dele estar presente, mas são os próprios espíritos que irão viver na Terra quem colocam Cristo naquele lugar. 

O Mestre também não se levanta e diz: ‘eu posso ser, votem em mim’. São os espíritos que o saúdam como.

Isso precisa ficar bem claro, para que cada um não avoque para si mesmo qualquer posição na escala hierárquica espiritual. Para que não tenhamos a pretensão de dizer que nós somos mestres, puros, elevados. É preciso que a comunidade espiritual reconheça a posição de cada um e não que alguém se auto encaixe na escala.

Além do mais, este conhecimento é importante para também não criticarmos naqueles que nos colocam em posições menores do que a que imaginávamos merecer estar. Se você está em qualquer lugar da hierarquia espiritual é porque a comunidade espiritual o colocou e esse é o seu merecimento moral. Achando que deveria estar sendo considerado melhor, faça por onde a comunidade espiritual sentir a sua elevação moral ao invés de querer forçar ser melhor colocado através da crítica. 

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.