quinta-feira, 16 de maio de 2013

A causa do sofrimento

Onde quer que o “eu” vá, sempre existe um problema. Este “eu” é ego: “Eu gosto, eu não gosto.” O que quer que ele toque, em ignorância, causa dor a si mesmo e a...os outros. Entretanto, ele imagina que a dor é causada pelo “outro”. Quando, pela graça, é compreendido que o “eu-ego” é a causa do sofrimento, e que este “eu-ego” foi sonhado no Ser, o sofrimento termina.

A identificação com este “eu” está na raiz do sofrimento.
Quando você escolhe o que você deveria experienciar – você sofre. Quando você escolhe de quem você deveria aprender – você sofre.
Quando você está constantemente interpretando como as coisas são ou como deveriam ser, o que você merece e o que não merece – você sofre.
Onde quer que haja orgulho, apegos, julgamentos ou desejos – há sofrimento.
Quando despertamos da ignorância para a nossa verdadeira natureza – o sofrimento é inexistente.

Mooji

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.