quarta-feira, 6 de julho de 2016

Amor não correspondido

Participante: como podemos fazer quando amamos uma pessoa e fazemos de tudo para ela ficar bem e ela nos maltrata, ofende, humilha e nos deixa par abaixo?

Você me pergunta como você deve agir com uma pessoa que lhe maltrata, lhe humilha e lhe põe pra baixo. Eu lhe respondo: ninguém pode lhe humilhar, lhe maltratar ou lhe colocar pra baixo. Ninguém lhe humilha: você se sente humilhado pelo que a outra pessoa fez.

Sendo isso verdade, pergunto: por que você se sente humilhado por uma pessoa quando ela age de determinada forma? Porque queira que ela fosse diferente do que é, queria que ela agisse de uma forma diferente da que agiu, queria que ela falasse coisas diferentes da que falou, que ela lhe tratasse de uma forma diferente. Você só sofre com o que outra pessoa faz quando quiser que ela seja diferente do que é.

Sendo isso verdade, se você só sofre quando quer que a pessoa seja diferente do que ela é, como você me diz que ama uma pessoa que lhe faz sofrer? Não pode existir amor da sua parte, porque quem ama não cobra nada de ninguém, mesmo que a forma de ser desta pessoa lhe faz sofrer. Quem ama verdadeiramente não coloca condição nenhuma para amar. Quem ama uma pessoa, a ama do jeito que é e não precisa que ela mude nada para que se relacione com a amada em felicidade. 

Apesar de afirmar que você não ama esta pessoa, você com certeza acha que ama. Sendo assim, pergunto: o que você ama, se não ama esta pessoa? Você ama uma pessoa idealizada por você. Ama uma pessoa que seja exatamente o que você quer e não especificamente a pessoa com quem convive... 

Portanto, apesar de você me dizer que está amando esta pessoa, eu digo que isso não é real. Na realidade o que você está amando é a si mesmo. Está amando o seu próprio ideal de mulher. Ama o que quer que a pessoa que está com você seja; ama a forma como quer que ela lhe trate... 

Este é o grande detalhe que a humanidade precisa se atentar: quando alguém precisa que determinadas condições existam para que possa amar o próximo, não está amando o outro, mas a si mesmo...
O amor tem que ser incondicional. Quando o amar possui condições para existir é sinal que você não está amando o próximo, mas a você mesmo. 

Compreendido isso, posso agora lhe responder. Como é que você pode fazer para conviver com uma pessoa que faz coisas que lhe leva a sentir-se humilhado? Não se sentindo humilhado com o que ela faz. Como é que você pode conviver com uma mulher que ama, mas que lhe coloca pra baixo? Não se sentindo colocado para baixo com o que ela faz. 

Saiba de uma coisa: não importa qual seja o acontecimento deste mundo, se não consegue conviver com ele harmonicamente, é você que precisa se mudar sempre e não o outro. A mudança necessária para que o sofrimento acabe está sempre em você mesmo e não nos outros. 

A forma de existir achando erros e culpas nos outros é tipicamente humana. Por que? Porque o ser humano é egoísta por natureza. Ele sempre quer a partir do eu e para o eu. Por isso não quer reformar nada em si mesmo para poder viver em paz com o mundo. Prefere atacar o outro, obrigar que o outro se reforme para que possa haver harmonia entre os dois...

Por isso, ao invés de lhe dizer o que você deve fazer a ela para que vocês consigam viver harmonicamente, lhe digo que você deve aprender a viver com ela lhe dando o direito de ser, estar e fazer o que quiser. Deve conviver com ela sem exigir nada, sem cobrar nada. 

Se você realmente a ama, não pode cobrar nada dela. Quando não tiver nada a cobrar, o que ela fizer não vai lhe causar dano algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.