terça-feira, 17 de maio de 2016

Elevação Espiritual - Vontade de ganhar

Desde o início de nossos estudos venho dizendo: quem busca a elevação espiritual para si, com a intenção de ganhar alguma coisa, não consegue chegar a lugar algum. Toda a mensagem que Deus lhes revela é para servir ao próximo e com isso se elevar e não apenas para que você ganhe alguma coisa. 

Os ensinamentos não existem para que vocês os compreenda e com isso ganhem paz, mas para que saibam como dar paz aos outros. Não é para compreendê-los e da compreensão tirar a sua felicidade, mas para dar felicidade aos outros. 

Os ensinamentos não são para que você ganhe, mas para que saiba como lidar com os outros. Eles não existem para que entenda a sua vida (como age, para que age, porque age), mas para que possa agir auxiliando o próximo. 

Essa parte dos ensinamentos de Paulo é muito importante e ela reforça algo que digo há muito tempo: enquanto vierem aqui me ouvir buscando receber individualmente nada conseguirão. Isso porque Deus não vai revelar-se à vocês que vivem assim. 

Saibam que Deus jamais se revelará àquele que espera ganhar alguma coisa com a aproximação do Pai. Por isso, a transmissão dos ensinamentos jamais tem a intenção de que cada um consiga uma vitória individual. Se isso pudesse ser feito, ainda haveria a possibilidade de se estar dando a alguém o que ele não merece. 

Na verdade tudo o que vocês aprendem junto a mim é um trabalho mental interior para agir exteriormente, não em atos, mas junto ao pensamento que fala do mundo exterior. É um trabalho não para que vocês justifiquem a agressão ao próximo, mas simplesmente para que não tenham raiva dos outros. É um trabalho não para justificar o que o outro faz, mas amar o que aconteceu.

É isso que estamos ensinando desde o início. Agimos assim porque o que é preciso fazer para se conseguir a elevação espiritual é amar e servir ao próximo. 

Se hoje você aprendeu que Deus é a Causa Primária de todas as coisas e que por isso ninguém faz nada, é necessário, para que obtenha a elevação espiritual, a colocar esse ensinamento para criar consciência sobre coisas do mundo externo, ao invés de ficar simplesmente justificando a si mesmo. O ensinamento deve ser usado para gerar uma consciência que faça o ser amar o próximo e não que faça com que os outros o ame. 

É o resultado, a ação da cultura que pode levar a elevação espiritual, que pode lhe levar a receber a aproximação de Deus, e não a própria cultura. Se a cultura, as informações, o aprender, fossem a base da elevação espiritual, Cristo teria sido professor ou editor de livro. Ele editaria os livros com os ensinamentos e daria a todos. Mas, não é isso que ele fez e por isso posso afirmar que não é isso que faz o ser aproximar-se de Deus.

Não se trata de conhecer para si, mas agir junto ao que é pensado usando o que está aprendendo. Só assim se pode servir ao próximo.
 
Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.