sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Respeito

Respeito

Quando falamos na questão do direito que cada um tem em fazer ou não a sua reforma íntima levantamos mais uma questão importante para o trabalho do ser humanizado: o respeito...
Respeitar o próximo é dar a ele o direito de ser, estar e fazer o que quiser. Ou seja, só há respeito quando não se põe restrição alguma àquilo que outro é, está ou faz. Para compreender isso precisamos falar um pouco de direito.

O ser humanizado acha que o direito do outro termina onde começa o dele. Engano: é o seu que só começa quando o do outro acaba... O direito do outro é completo, ou seja, vai até onde ele quiser e só quando ele abrir mão de ser, estar ou fazer alguma coisa é que começa o seu.

O respeito, então, que os humanos tanto levam em conta nas suas vidas, é caracterizado por se respeitar o direito incondicional que o outro tem. 

Em outras oportunidades quando falei isso alguém me perguntou: mas, e se ele ao ser, estar e fazer o que quiser me desrespeitar? Eu respondi: respeite o direito dele lhe desrespeitar...

Você não sabe se o outro quer ou não fazer a sua reforma, mas acha que você quer. Portanto, é você que tem que colocar em prática o respeito e não ele. Quem quer promover a sua reforma íntima respeita o direito do outro sem qualquer entrave e por isso dá a ele o direito de lhe desrespeitar.
Voltando ao caso da corrupção que falamos agora pouco, aquele que quer alcançar o bem e reconhece a sua imperfeição, respeita o direito dos governantes roubarem. Para conseguirem superar a mente que não aceita este respeito porque vive a partir do bom, vocês precisam lembrar-se que tudo o que acontece é uma encenação de uma peça escrita por Deus e que para você serve apenas como instrumento da sua reforma. Foi isso que o apóstolo Paulo falou:

“Que todos obedeçam às autoridades. Porque não existe nenhuma autoridade sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas por ele. Assim quem é contra as autoridades é contra o que Deus mandou, e os que agem desse modo vão trazer condenação para si mesmos. Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes e não os que fazem o bem. Se você não quiser ter medo das autoridades, então faça o bom e elas o elogiarão. Porque elas estão a serviço de Deus para o bem de você”. (Bíblia Sagrada – Carta aos Romanos – Capítulo 13 – Versículos 1 a 4). 

Imagine este ensinamento chegando aos cristãos da Roma do tempo de Paulo. O apóstolo ensinando a eles que devem submeter-se e respeitar as autoridades que os caçava e queria exterminá-los. Só com a compreensão da função de cada um na peça “Divina comédia humana” pode ser alcançado o respeito por estes governantes.

Os governantes da Roma de então que perseguiam os cristãos e aqueles que hoje criam a corrupção no Brasil estão à disposição de Deus e foram escolhidos por Ele para criar a existência que o espírito se voluntariou para viver. Por causa desta voluntariedade é que seres universais viveram como cristãos naquele tempo e vocês vivem hoje como brasileiros.

Joaquim de Aruanda

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Diálogos com o universo - Diálogo 3



Diálogo 3 - 14/01/14 – 20:54 às 22:50


Muito bem meu amigo, estou aqui de novo, o que vamos conversar hoje?

Muito bem! Estou aqui com você também. Vejo que comprou um caderno novo para poder continuar escrevendo os nossos diálogos. E hoje não precisa ter pressa para escrever, sei que as informações chegam muito rápidas, mas como em um bom diálogo entre dois amigos, porque a pressa para terminar?

É verdade, concordo com você, vou tentar escrever mais devagar hoje.

Percebo que hoje você estava um pouco desanimado por causa de questões profissionais, é isto mesmo?

É sim, já tem algum tempo que estou trabalhando e limpando antigos conceitos que acumulei por muitos anos e que até hoje sinto que atrapalham a minha vida e que também me fazem sofrer. Já sei o que está errado e que preciso mudar mas estou tendo dificuldades para colocar em prática estes novos conceitos, como você pode me ajudar e orientar?

Que bom que você já percebeu o que está errado. Na verdade esta questão não acontece apenas com você, a maioria das pessoas tem conceitos sobre dinheiro e prosperidade que as fazem sofrer, na verdade é o medo que as faz sofrer, que também faz você sofrer. Você e quase todos os tem medo de perder as coisas que possuem, medo de ganhar pouco dinheiro, medo do que vai acontecer, medo do futuro, medo disto, medo daquilo, medo de tudo. Como o medo é gerado por sentimentos e pensamentos, ele também possui força criadora que faz você e todos os outros experimentarem no dia a dia o que faz sofrer.

E a solução pode parecer tão simples que qualquer pessoa poderia até mesmo duvidar do que pode acontecer. Basta mudar seus conceitos, pensamentos e sentimentos a respeito de quem você pensa que os outros são e do que você deseja criar e experimentar na sua vida.

Parece simples mas não é, tenho muita dificuldade com isso. Já entendi o conceito mas não consigo praticar. Isto que você disse já foi escrito em muitos livros, filmes e documentários. Uma coisa é saber e outra é experimentar e colocar em prática, até ver algum resultado aparecer.

É aí que está o seu desafio e de todos os outros. Muitas pessoas como você também já entenderam os conceitos mas não conseguem colocar em prática, dar o passo seguinte, o passo que transformaria a vida de todas elas para sempre.

Então o que devemos fazer?

Eu pergunto:

Você duvida do ar que você respira? Você tem dúvida que ao respirar o ar vai entrar pelo seu nariz?

Não.

Então ótimo. É este mesmo sentimento que você deve ter. Mesmo o ar que você não vê está presente dentro e fora de você. Você não duvida que vai conseguir respirar e não se preocupa com a quantidade de ar que vai respirar, então porque você não faz o mesmo com as outras coisas?

Porque eu ainda duvido que elas podem mesmo acontecer ou tenho medo que não possam acontecer.

É isso mesmo, a dúvida e o medo afastam todas as coisas boas que vocês desejam ter. E não apenas a dúvida e o medo, mas a falta de saber o que querer. Além dos conceitos que vocês precisam mudar, ou seja, dos seus paradigmas. Não adianta desejar ganhar dinheiro e ficar rico se você acha que ganhar dinheiro e ficar rico é algo ruim. Este pensamento e sentimento afastarão a prosperidade de você.

Então como faço para mudar isso tudo?

Primeiro avalie todos seus conceitos sobre qualquer coisa que deseja mudar ou alcançar. Depois mude o próprio conceito que você tem de si mesmo. Se você acha que não é merecedor de ser rico, próspero, saudável e feliz, como vai conseguir ter tudo isso?

Faça uma comparação entre duas pessoas no mesmo ramo de negócios, aquela que acredita, pensa e sente a riqueza e o sucesso irá progredir e aquela que fica preocupada, que tem medo de perder os clientes e que fica preocupada com os lucros, provavelmente viverá altos e baixos e até correrá o risco de falir. Qual destas duas pessoas é você?

Estou querendo ser o otimista.

Mas querer não é poder e muito menos é ser. Você não deve querer, você deve ser. Seja rico, seja próspero, seja feliz, seja saudável, chega de desculpas e justificativas para ser tudo isso. Você não acha que já sofreu demais? Ainda deseja continuar sofrendo muito?

Não, acho que agora chegou.

Muito bem, então a partir de hoje chega de reclamações, culpas e vitimizações. Quem é você de fato? Quem SOU EU de fato? Quem SOMOS NÓS de fato? Já parou para pensar e sentir tudo isso?

Já, mas uma coisa é pensar e outra é ser, ou praticar.

Então a partir de hoje pense menos e seja mais. Não fique apegado aos resultados, pois o apego afasta os resultados de você. Quem é já é e não precisa ficar duvidando do que foi.

Você já parou para pensar em uma árvore?

Imagine se a semente ficar pensando, será que eu vou nascer, será que eu vou crescer, será que eu vou ter água e luz suficientes? Será que alguém vai me matar e eu vou morrer?

A semente não pensa em nada disto, ela simplesmente cai na terra, deixa se cobrir toda por ela, espera a chuva, vive o momento presente e começa a crescer. Depois de algum tempo virou uma bela árvore, com muitos metros de altura, com uma raiz e troncos fortes, dá frutos e não para mais de crescer.

A semente é o arquétipo (o modelo perfeito) da árvore que irá ser. Se ela não esquecer disto nunca irá deixar de florescer. Seja como a semente meu amigo e veja a bela árvore que irá nascer.

Muito bonito isto que você falou, gostei de ler. Isso é engraçado, as palavras vem na minha mente, sinto que estou conversando com você, escrevo, leio e me sinto bem.

Que bom! É assim que deve ser.

Ontem fiquei pensando se estou mesmo conversando com Deus ou com alguma inteligência superior, ou se estou apenas conversando comigo mesmo e hoje de manhã quando abri um livrinho com mensagens diárias, parecia que você respondeu. Estava escrito na página 262 do livro o seguinte:

Mergulhe em seu íntimo, e ouça a voz de sua consciência, que é a voz silenciosa de Deus falando dentro de você.

Gostei muito de ler isso, foi como uma resposta para a minha pergunta.

E realmente foi meu amigo. Mas não só você, todas as pessoas recebem respostas para estes tipos de perguntas todos os dias, algumas pensam que foi coincidência, obra do acaso e outras tem uma nova percepção como você. Deus conversa com todos, a toda hora, seja através de um livro escrito por uma pessoa como você, de um filme, de uma frase, de alguma pessoa que chega até você e outras pessoas podem até mesmo perceber alguma presença física, manifestação de luz, sentimento, paz interior, amor e de diversas outras formas como for.

Então você é Deus?

Primeiro temos que esclarecer este conceito de Deus. Quando você fala Deus está se referindo ao Deus que a maioria das religiões criou, ou seja, um ser supremo, individual, soberano e que não permite ser contrariado. Um Deus que abomina o pecado e os seus pecadores, mas não é nada disto. O seu Deus não se denomina Deus, na verdade ele ou ela ou nenhum dos dois (na verdade esta consciência universal) se podemos explicar assim, não deveria ser chamado por nome nenhum, pois como tudo e nada pode ter algum nome e denominação ao mesmo tempo? E não imagine o amor de Deus parcial como é o seu conceito de amor e o conceito de amor dos seus semelhantes, pois o amor de vocês é o amor individual e parcial e nunca o amor universal e imparcial. Algumas poucas consciências conseguiram manifestar o amor mais próximo ao meu, mas não vou citar nomes e nem religiões, pois este diálogo é um diálogo com o universo e o universo nunca se expressa de forma individual, mas sempre universal. Então dar um nome ao que não pode ter nenhum nome é uma tarefa do ser humano que sempre precisa conceituar e racionalizar tudo. Não basta apenas contemplar para vocês, vocês precisam racionalizar e neste processo, vocês se afastam de tudo que realmente são.

Meio difícil de entender hein!

Você acabou de exemplificar tudo o que eu acabei de dizer. Enquanto você e qualquer pessoa tentar me entender, nunca vai conseguir de fato saber ou sentir alguma coisa sobre mim. E não tente entender ou modificar estas palavras porque se você tentar racionalizar tudo, vai apagar tudo que escreveu.

Tudo bem, não vou tentar mudar o que você escreveu.

Ok, muito bem, agradeço sua boa vontade. Sei como é difícil para você conceber uma conversa real sobre isso. Afinal de contas conversar com o universo não é uma conversa comum. E para você leitor que acha que estou me nomeando como universo, quero explicar que não existe um eu escrevendo e falando com você e que este eu que não está falando com você não se autodenomina universo. O que está acontecendo é que através de um sistema de comunicação limitado (através de vocabulário e palavras), não é possível fazer o que vocês literalmente chamariam de milagres para estabelecer um canal de comunicação, então é necessário usar uma linguagem restrita para conceituar e explicar o que é inconceituável e inexplicável.

Tem momentos que acho que você é meio rude na forma como usa as palavras, afinal Deus (como prefiro chamar) não é amor?

Não o seu tipo de amor, como já expliquei. Na verdade vocês nem sabem realmente o que foi isto. Nem mesmo o exemplo de Cristo conseguiu colocar este conceito nos seus corações.

Lembra das frase: Não julgueis.......................e o que vocês fazem?

Julgam e condenam o tempo todo.

Lembra da frase amai vos uns aos outros...........................e o que vocês fazem?

Sentem raiva e odeiam sempre uns aos outros, assim como sentem raiva e ódio de si mesmos.

Amam Cristo mas odeiam e julgam todos os seus semelhantes várias e várias vezes durante todos os dias até o final das suas vidas.

Outra questão que vocês precisam analisar é o que a maioria das pessoas chama de ego e eu chamo de personagem. Vocês sentem ódio e mágoa de qualquer um que tenta incomodar este personagem, então mesmo que alguém aja com verdadeiro amor, se este amor contraria os desejos deste personagem, este amor não serve mais para você. O seu personagem tomou posse de muitas coisas e de muitas pessoas e qualquer um que resolva contrariar a opinião dele, inicia logo em seguida uma guerra com você. Então esta personalidade, individualidade precisa se unir e se dissolver ao todo, a coletividade, porque somos todos um. Enquanto não compreender isso, não terá compreendido nada e esta será sempre a causa de todos seus problemas.

Você nunca encontrará pobreza, medo, doença, insegurança, desarmonia no todo, tudo isto só pode existir quando uma parte do todo pensa que ela é o que não é e vive desta forma.

Esta explicação foi boa, vou me lembrar bem dela. Valeu pelo puxão de orelha.

Não existe puxão de orelha, ninguém vai puxar a orelha ou reprimir ninguém, você e todos os outros que estão insatisfeitos com a vida é que pediram ajuda e respostas e elas estão aqui.

Eu sei disto e as pessoas que vão ler isto também sabem e tenho certeza de que ficaremos gratos com isto.

E quando pedir ajuda não duvide que vai receber a ajuda. Aquele dia no hospital quando você levou sua mãe que estava passando mal, você pediu minha ajuda, chamou por Deus, por Jesus, Nossa Senhora, pelos mestres ascencionados, pelos antepassados, mentores espirituais, guias de Aruanda, anjos, arcanjos e muitos outros e depois ainda fica na dúvida se ela vai mesmo melhorar e fica com medo do que vai acontecer com ela.

Será que toda esta ajuda não foi suficiente?

Não bastava pedir apenas para um? Será que qualquer um destes não teria sabedoria e condições para ajudar a sua mãe?

Tenha certeza que todos estiveram presentes e ajudaram de alguma forma e que não tem problema algum em solicitar ajuda nestas horas, mas não tenha mais medo e dúvidas. Quando pedir ajuda, deixe que nós iremos fazer nosso trabalho, conhecemos muito bem este espírito que (se assim podemos dizer), este ser de luz que você conhece como sua mãe e tudo que ela precisa.

Não tente controlar as coisas, nós sabemos o que deve e que não deve ser feito para o desenvolvimento pessoal e espiritual dela e de todos os habitantes deste planeta ou do que vocês conhecem como universo (seja ele visível ou não). Pode rezar, orar e pedir ajuda, mas depois entregue e confie. Que não seja feita a sua vontade. Que seja feita apenas a vontade de Deus. Pense assim. Deus conhece o que é melhor para cada um. Confie nele. Tenha Deus como seu amigo e tudo sempre dará certo, mesmo que o certo para você não seja o mesmo certo para Deus. Agradeça, entregue e confie. Esta é a melhor opção.

E como ficam as pessoas que perderam seus entes queridos ou tem seus entes queridos em algum leito do hospital?

Primeiro devem saber que não são seus entes queridos. Quando vocês definem meu, seu, nosso, ou seja quando tomam posse de alguma pessoa, vocês estão tentando controlar e dominar esta pessoa. Isto não é amor. O amor solta, liberta e a posse aprisiona e confina. Ninguém é dono de ninguém. Este ser que você chama de mãe, pai, filho, tio, primo, avó é apenas mais um dos muitos personagens vividos neste mundo. Na essência ninguém é de ninguém e esta caracterização da família (individualizando o aspecto de cada um) só existe neste plano ou em níveis ainda mais inferiores. Onde você estava um ano, dois anos, cem anos antes do seu nascimento?

Você acha que era o filho de fulano, o tio de cicrano? Nada disto. Onde você estava? Não tinha nascido. Acha mesmo que foi apenas através dos seus (pais) que você veio ao mundo? Pense nisto! Onde você estava antes de nascer? Para onde você vai após morrer?

Lembrando que falo apenas da transformação do corpo quando menciono seu conceito de morte, pois a morte em si não existe. Você acha mesmo que Deus não criou a vida eterna?

São conceitos que a maioria das pessoas precisa reaprender pois os canais principais no seu planeta que tratam deste assunto não chegam nem perto do que realmente é.

Eu sei, todos nós precisamos reaprender muitas coisas e também precisamos mudar muitos conceitos.

Não digo que precisa, pois ninguém precisa ou é obrigado a fazer qualquer coisa, mas para quem deseja entender e conhecer a essência, quem realmente é, podemos dizer que existe muita informação e muito conhecimento por aí. Neste momento de hoje, as informações estão acessíveis a um número cada vez maior de pessoas e a censura está ficando cada vez menor.

Estou percebendo que você já está ficando cansado, esta é uma sensação que você ainda precisa de conviver.

Estão para terminarmos o diálogo de hoje, eu quero dizer para você que está lendo esta mensagem, para que fique em paz, sinta a minha paz, lembre de mim, confie no que você não pode ver.

Tudo está bem e sempre estará, na verdade tudo de bom que você deseja viver, no final só depende mesmo de você.

Muito obrigado pela mensagem final e até amanhã!

------------------------------------------------------------------------------


Solicite todos os diálogos por email: centrodavidauniversal@hotmail.com

O passado do planeta

O passado do planeta

Participante: todos os personagens que participaram da vida humana já estavam previstos, inclusive aqueles que representaram momentos negativos da nossa história, como Hitler, por exemplo?

Sempre que falo da premeditação de acontecimentos o exemplo Hitler vêm à tona. Sim, ele estava previsto e a sua existência faz parte de todo o processo evolucionário dos espíritos. Para poder se compreender bem esta informação é preciso que analisemos os acontecimentos da história da Terra pelo lado espiritual.
Cada acontecimento é apenas uma representação. Quando ele acontece um ser está ligado àquele personagem e vivencia este momento preso a uma intencionalidade. Esta diz respeito ao bem e o bom. Esta vivência é o que conta no sentido da elevação espiritual. Não importa o que se esteja sendo vivido, o que vale como elemento espiritual na ação é a prisão a uma intencionalidade ligada ao bem ou ao mal.

Hitler, como qualquer outro personagem da história do planeta, não executou ações livremente. Tudo o que ele fez foi produzido observando-se a interdependência e a necessidade de expiação dos seres que ao encarnar se relacionaram com ele. Suas ações, portanto, não têm qualquer criação de realidade, mas são vivências de um personagem que serve a outros como instrumentos de suas provações. Mas, isso não é prioridade de elementos considerados como maus pelos seres humanizados: está também relacionado aos que são classificados como bons. 

A história do planeta é formada por personagens que aparentemente geram ações que são consideradas positivas ou negativas. Isso não importa: a vivência da ideia que eles são bons ou maus é prender-se ao bom e não ao bem. Quem idolatra, por exemplo, um Gandhi, um Sai Baba ou um São Francisco de Assis acaba idolatrando o bezerro de ouro como os israelitas que Moisés encontrou quando desceu do monte Sinai.
Mas, voltando a Hitler e aos personagens que representam o mal que são elementos que mais dificilmente vocês aceitam como criação de Deus, pergunto: o que eles fizeram? Atacaram o bom humano. Mas, será que eles foram contra o bem? Vejamos...

Hitler é considerado como elemento do mal porque provocou uma guerra mundial que levou a termo a existência de milhares de pessoas e por causa do genocídio que cometeu contra o povo judeu. Mas, o que impele o homem à guerra?

“Predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual e transbordamento das paixões”. (Pergunta 742).

O que impele o espírito encarnado à guerra é o seu lado animal, ou seja, a sua humanidade. Mantendo-se apegado à sua natureza espiritual, o bem, suas paixões não transbordariam e a guerra poderia ser evitada.
“743. Da face da Terra, algum dia, a guerra desaparecerá? Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei de Deus. Nessa época, todos os povos serão irmãos”.

Agora, será que Hitler foi o primeiro a criar uma guerra? Claro que não... Muito antes dele a guerra já existia e muitos foram os líderes que levaram seus exércitos a causar uma mortalidade grande. Ele apenas é o exemplo mais moderno que vocês têm e por isso é o alvo principal daqueles que falam dos maus.
Mesmo alcançando esta visão, vocês ainda continuariam acusando Hitler de mal por causa do genocídio sistemático do povo judeu que foi feito por ordem dele. Desculpe, mas também não foi ele que criou isto. O genocídio já foi praticado outras vezes no planeta e liderado por alguém que vocês não chamam de mal.
O que aconteceu aos povos que habitavam a Judéia antes dos israelitas? Foram sistematicamente exterminados. Quem ordenou estes ataques e os comandou? Deus. Será que vocês consideram Deus um personagem do mal na história do planeta? Acho que não...

Agora, porque Hitler e todos os outros elementos do mal geraram acontecimentos que levaram a cabo o fim da existência carnal de muitos espíritos? Para haver um transbordamento das paixões. A guerra e os genocídios são sempre vividos com um patriotismo exaltado. Mas, será que os espíritos comungam deste sentimento?

“Para os Espíritos elevados, a pátria é o Universo”. (Pergunta 317)
Aí está a prova do espírito. A mente humana gera o patriotismo exaltado e o espírito, então, deve julgar se aquilo é importante para a sua existência eterna ou se apenas prende-se à sua natureza humana.
É isso que está no fundo de todas as guerras. Aqueles que se aprisionam no bom, ou seja, na paixão patriota gerada pela personalidade humana a qual está ligado durante a encarnação, vivencia os acontecimentos de sua vida de uma forma, os que não se apegam a isso vivenciam de outra forma.
Como já dissemos antes, o dogma da reencarnação se sustenta pela justiça de Deus, ou seja, pelas oportunidades constantes que o Senhor dá àqueles que falham. Sendo assim, quando alguém em uma vida aprisionou-se a paixão que leva à guerra, necessário se faz que ele tenha outra vivência para poder elevar-se.

Sabe quem morreu nas câmaras de gás? Personagens que eram vividos por judeus que exterminaram os povos da Judéia e que viveram estas situações presos à paixão por sua raça. Foram espíritos que viveram encarnações ligadas a personagens que ocupavam o cargo de senhor de escravos ou capitães de mato durante a escravidão e fizeram isso apegados à paixão exaltada que a mente de então criou. Foram personagens que viveram outras guerras e quando isso aconteceu estavam apegados ao bom que serviu como motivação para elas.

Durante a guerra e o genocídio gerado aparentemente pela ação do personagem Hitler outros personagens viveram aqueles acontecimentos com a mesma opção. Para os que se apegaram à paixão que motivava aquelas ações houve depois outras oportunidades de fazer seu trabalho de reforma íntima: as guerras posteriores, as ações terroristas, etc. 

É assim a história do planeta. Sempre há personagens que aparentemente criam situações onde paixões humanas transbordam e que trazem o bom e o mal humano para que o espírito encarnado tenha a possibilidade de não apegar-se a isso. Quando isso acontece, ele está ligado ao bem.

Joaquim de Aruanda

O futuro do planeta

O futuro do planeta

A visão da existência de um livro que cria uma história prévia para o planeta também destrói uma preocupação humana: o que a sua ação poderá causar ao planeta. 

A ação humana só causará a este planeta aquilo que está previsto acontecer. Na verdade nada acontecerá porque o humano agiu de tal forma. A compreensão é outra: o ser humano age de tal forma para que a história do planeta se desenrole como foi prevista.

Se tudo no Universo se interdepende, o que seria do futuro do planeta se o homem pudesse agir livremente? Se o homem pudesse agir de acordo apenas com sua vontade, Deus, o Senhor do Universo, a Onipotência Universal, teria que ficar no céu rezando para que o ser humano faça o que Ele previra acontecer. Já imaginaram Deus rezando para que o humano faça o que Ele quer? Que Deus é esse? Será que é aquele que o Espírito da Verdade ensinou?

“A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma lhe faltasse, ou não fosse infinita, já ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, Deus”. (Pergunta 13)
Se tudo se interdepende, ou seja, se a ação de um provoca uma reação que afeta algum outro elemento, pode o homem obrar sozinho? Pode o homem por sua livre ação e vontade fazer o que quer se o que ele faz causa uma reação em outro elemento, Claro que não...
Por isso a doutrina dos espíritos levou Kardec a compreender o seguinte:
”Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe deem”. (Pergunta 9)
O Deus que não pode comandar as ações humanas para que a interdependência entre eles e as coisas do mundo seja vivenciada dentro daquilo que Ele sabe (Onisciência), não possui todas as capacidades infinitas e perfeitas. Ele é um refém do ser humano. 

Agindo livremente o homem, acaba a justiça e o amor soberano de Deus. Pode o Senhor ser ‘soberanamente justo e bom’ como nos ensina o Espírito da Verdade se Ele não age para salvar seu filho de uma ação maldosa e injusta que outro lhe faça? Pode Deus ser Onipotente se ele não consegue agir acima da potência de agir livremente que o ser humano imagina que tenha? 

Deus é tudo que o Espírito da Verdade descreveu na pergunta treze e mais: é a inteligência suprema e a causa primária de todas as coisas (pergunta 1). Será que quem possui a inteligência suprema não é capaz de prever o que poderá acontecer? Prevendo e não agindo será que ele é tão justo e bom quando descrito? Sendo a causa primária, será que não pode agir antes que a injustiça e a bondade aconteçam?
Repare que se Deus agisse dentro da crença de vocês, tudo o que foi descrito como propriedades Dele não existiriam. Ele não poderia mais ser o Senhor, mas viveria como refém do ser humanizado, ou seja, viveria esperando que o ser humano agisse para ver o que poderia ser feito para ajudar seus filhos. 

O ser humano se acha o senhor da Terra. Acha-se a raça controladora de todos os acontecimentos do planeta. Imagina-se capaz de fazer o que quer, mesmo que com isso destrua o que Deus fez.
Todos os incidentes cataclísmicos do planeta estão previstos dentro do Livro da Vida da Terra, mesmo aqueles que podem marcar o que vocês chamam de ‘fim do mundo’. Eles não serão criados por causa de determinada ação humana, mas são obras de Deus e atentam ao objetivo da encarnação: a promoção da reforma íntima, o abandono do bom...

“737. Com que fim fere Deus a Humanidade por meio de flagelos destruidores? Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, que, em cada nova existência, sobrem um degrau na escala do aperfeiçoamento? Preciso é que se veja o objetivo, para que os resultados possam ser apreciado”.

O ser humanizado não vê a vida e seus acontecimentos como instrumentos da elevação espiritual. É por isso que temem os flagelos.

“Somente do vosso ponto de vista pessoal os apreciais; daí vem que os qualificais de flagelos, por efeito do prejuízo que vos causam. Essas subversões porém, são frequentemente necessárias para que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muitos séculos”. (Pergunta 737)

Mas, será que é preciso mesmo que os flagelos existam para que o ser humanizado acorde para a realidade, acorde para o fato de que o espírito não se apega ao mesmo ponto de vista que o humano tem agora? Será que Deus não poderia empregar outros meios para proporcionar a oportunidade de elevação do ser encarnado?

“Pode e os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios”. (Pergunta 738)

Os seres humanos estão preocupados com o futuro do planeta porque segundo profecias ele será marcado por grandes cataclismos. Como estes acontecimentos colocam em risco a existência do ser humano, o espírito encarnado preocupa-se com isso. Preocupa-se também com os sofrimentos que poderão advir deste fim. Mas, os espíritas e os espiritualistas não deveriam viver esta preocupação, pois dizem que acreditam no Espírito da Verdade.

“... conforme temos dito, a vida do corpo bem pouca coisa é. Um século no vosso mundo não passa de um relâmpago na eternidade. Logo, nada são os sofrimentos de alguns dias ou de alguns meses, de que tanto vos queixais. Representam um ensino que se vos dá e que vos servirá no futuro. Os espíritos que preexistem e sobrevivem a tudo, formam o mundo real. Esses os filhos de Deus e o objeto de toda a sua solicitude” Os corpos são meros disfarces com que eles aprecem no mundo. (pergunta 738 a)

Se o chamado fim do mundo já é história, pois está previsto no Livro da Vida do planeta nada pode fazer o homem para mudar isso. Agora, os espíritos que vivem os personagens humanos desta história podem fazer alguma coisa. 

“Os flagelos são provas que dão ao homem ocasião de exercitar a sua inteligência, de demonstrar sua paciência e resignação ante a vontade de Deus e que lhe oferecem ensejo de manifestar seus sentimentos de abnegação de desinteresse e de amor ao próximo, se o não domina o egoísmo”. (Pergunta 740)

Joaquim de Aruanda

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Diálogos com o Universo - Parte 2




Diálogo 2 - 13/01/14 – 21:25 às 22:17


Muito bem meu amigo, estou aqui de novo. Você já está ai?

Eu sempre estive aqui com você e sempre estarei. Não apenas com você mas com todos os outros.

E as pessoas sabem disso?

A maioria não. A maioria das pessoas não consegue conceber uma presença especial e amorosa por trás delas, ou melhor dizendo, dentro, fora, ao lado, em cima, embaixo e em todos os lugares ao mesmo tempo. Poucos conseguem perceber e sentir como você está fazendo agora e continua fazendo ao longo dos dias.

Como assim?

Toda vez que você fica em silêncio, que serena a mente, que medita, que fica em paz, que ora, que reza ou pensa em mim, você sente a minha presença.

Mas tem muitas coisas que acontecem durante o dia, muitas situações e muitas atitudes das pessoas que me irritam, me incomodam e me fazem sentir medo ou raiva.

Eu sei. Isso não acontece só com você mas com todo mundo que vive neste planeta. É raro você ou outras pessoas sentirem momentos de verdadeira paz interior. Muitas vezes o que você chama de paz interior nada mais é do que projeção exterior. Você projeta sua vida e condiciona sua felicidade a algo ou alguém. Então você quer um emprego novo, consegue e logo depois está insatisfeito. Compra um carro novo e no primeiro sinal de barulho ou defeito você fica deprimido. Muda de casa ou de apartamento e quando o vizinho faz algo que te irrita você fica deprimido. Você passa mais tempo deprimido, ansioso e preocupado do que pleno, alegre e feliz. Não devia ser o contrário?

Devia.

E porque não é assim?

Não sei.

Você sabe sim. Quantos sentimentos negativos você guardou e ainda guarda na sua mente? Quantas vezes você fica pensando em bobagem? Quantas vezes você está preocupado por causa de dinheiro, problemas de saúde na família e por causa de muitas outras coisas que você acha que não obteve ou que talvez nunca vai obter?

É verdade.

Eu sei. Eu sei porque eu também sou você. Eu sou cada um de vocês. Eu sei o que cada um está pensando, sentindo e desejando neste exato momento.

E tudo isso tem uma solução?

Eu preciso mesmo responder? Você já sabe a resposta.

É, acho que já sei mesmo. Já vi esta mesma resposta em muitos livros, palestras e filmes.

É mais ou menos por aí. Quantas vezes eu escrevi através de diversos autores, mostrei através de diversos atores e de outras pessoas enviadas exatamente para isso. Quantas pessoas ainda vou precisar enviar para explicar a mesma coisa?

Não sei, quantas?

Serão muitas e talvez você seja mais uma delas. Mais uma daquelas pessoas que resolveram passar minha mensagem para frente.

Então vamos lá mais uma vez.....

A causa de tudo está em você. Tudo que você acredita, sente, escolhe e pensa é aquilo que acontece com você. Simples assim. E ainda tem mais. Você não é quem você pensa que é. Ninguém que está lendo isso é realmente quem pensa que é. Vocês acham mesmo que vocês são estas pessoas que nasceram a X anos no planeta Terra e que vão morar e viver aqui um determinado período de tempo e depois morrer, ir para o céu, inferno, purgatório, limbo, colônia espiritual ou algo parecido?

Vocês acham mesmo que este mundo é o único planeta do universo que tem vida e mesmo tendo vida, que ela só existe nestas três dimensões que você vivencia?

Você acha que tudo que você aprendeu até hoje sobre história, política, religião, astronomia, biologia, física, química e outros assuntos é a única verdade?

Você acha que eu sou tão limitado para você me perceber desta forma? Quando falo você, digo a todos vocês que estão lendo isto agora.

Acho que você está parecendo meio rude, meio indelicado.

Ser rude e indelicado é dizer a verdade? Então se for assim, de acordo com o seu ponto de vista vou ter que te incomodar mais uma vez.

Você não veio daqui. Ninguém veio. Não dá para você conceber isso neste exato momento. Afinal para quem ainda acredita no espaço e no tempo, novos conceitos vão parecer saídos de um livro de ficção científica.

Mas você pode pelo menos tentar explicar.

Você já tem uma idéia, uma noção de onde veio, ou de onde acha que veio e cada um tem a sua. É incontável o número de versões existentes nas mentes das pessoas. É como a mente de uma criança. Cheia de imaginação. Tem o lado bom e o lado ruim, se é que realmente posso chamar assim, já que bem e mal são dois conceitos relativos dentro de um sistema pessoal de valores. Anote isto porque eu já disse isso antes em outro livro, mas não preocupe com isso agora. De onde você realmente veio não podemos definir como um lugar em si, pois lugares de fato não existem. Imagine uma cadeira, você está sentado em uma. O que você acha que é esta cadeira? Um monte de madeira? Não é. Esta cadeira existe e não existe. Ela existe porque você acha que está vendo e que está sentado nela, mas ela é pura energia (se podemos chamar assim para você poder entender), energia sustentada na crença que ela existe. Tente analisar a cadeira a nível quântico e a níveis de energia cada vez menores e menores, até um momento que você perceba apenas a essência. É desta maneira que você veio, é esta essência que você é. Você não é o agrupamento de células em forma de organismo. Você acha mesmo que é apenas um monte de células vivas? Acredita mesmo nisto?

Eu não.

Então ótimo. Porque senão quando você for cortar o cabelo vai ficar lamentando que tiraram uma parte de você ou vai ficar contrariado e revoltado em saber que dentro do seu corpo existem diversas formas de vida coexistindo pacificamente e colaborando com você e que sem esta ajuda mútua sua existência neste plano seria muito difícil.

É mesmo. Existem muitos microorganismos responsáveis por manter a saúde do nosso organismo, sei disso.

Muito bem, aprendeu alguma coisa na aula de biologia. Isso é muito bom. E não me entenda errado. Todo conhecimento é válido e bom até não ser mais, ou seja quando você vai além, você substitui um pensamento ou uma crença por outro e assim vai percebendo algo novo que ainda não havia percebido antes. Vou te dar um exemplo. A Terra gira em torno do sol correto?

Sim, correto.

Mas alguns séculos atrás não era assim, pois as pessoas acreditavam que era o contrário. E futuramente vão perceber que a Terra, o Sol e os planetas não são bem assim como pensam que são hoje. Tudo muda. O conhecimento de hoje, levando em consideração uma data futura (lembrando que o futuro não existe de fato, depois vamos falar mais disto), digamos daqui a cem mil anos, vai parecer que a ciência e os conhecimentos de hoje são tão ultrapassados e fora de propósito (até mesmo ridículos), como alguém afirmar que o sol gira em torno da Terra. E não precisa esperar cem mil anos, daqui a cem, duzentos anos, todo conhecimento estará radicalmente alterado do ponto de vista que vocês conhecem hoje. E quando falo que o futuro não existe, pense no seguinte. Elimine o sol que é a sua referência principal de tempo (dia / noite / 24 horas / 365 dias no ano) e elimine também a possibilidade de envelhecimento. Todo seu conceito de tempo mudou, correto? Se você não tem dia e noite e não envelhece, onde foi parar o tempo?

Em lugar nenhum.

Correto!

E você acha mesmo que a vida que é eterna, depende do sol e de um corpo físico para existir?

Eu não.

Muito bem, você não acredita, mas muitas pessoas ainda acham e enquanto acreditarem nisso não vão conseguir perceber nem 1% da existência que está manifestada por aí. Então mudar conceitos simples como estes pode ser o início de uma mudança muito maior.

Eu sei. E também sei que o papel está acabando e eu estou com a mão doendo, rs.

Tudo bem! Amanhã vamos conversar mais. Boa noite para você!

Mas a noite não existe!

Eu sabia que você ia dizer isso! Muito bem!

----------------------------------------------------

Deseja ler os próximos diálogos?

Então envie um email para : centrodavidauniversal@hotmail.com

Ousar viver a vida espiritual na carne

Ousar viver a vida espiritual na carne é entregar-se a uma ação diferentemente da forma como os seres humanizados se entregam, ou seja, sem querer programar resultados para esta ação. Os seres humanos não amam o próximo e a Deus, porque participam dos acontecimentos dentro dos padrões humanos, ou seja, esperando ganhar alguma coisa com o que estão praticando. Quem ousa não se preocupa se vai ganhar ou perder, se vai ser considerado bom ou mal, certo ou errado, se vai alcançar o que quer ou não vai realizar os seus desejos. Ousar é atirar-se em um vazio, ou seja, participar da ação sem previsão de acontecimentos futuros. Isto denota a fé em Deus, ou seja, o amor a Deus sobre todas as coisas. 

A ousadia necessária para se amar a Deus sobre todas as coisas está descrita com perfeição na história do alpinista que morreu quando estava escalando uma montanha de neve. Ele caiu da montanha onde estava e ficou preso por uma corda à beira de um precipício balançando-se no ar. Já era noite e não se conseguia ver nada e por isto o alpinista não conseguia enxergar a que distância estava do platô abaixo dele. Ele ficou se segurando na corda e balançando no vazio sem saber se poderia largá-la ou não. No desespero apelo para o Pai: ‘Senhor, me ajude!’. Deus ouviu e respondeu: ‘Largue a corda!’. No dia seguinte, o alpinista foi encontrado morto preso à corda, balançando no ar, a menos de um metro de um platô que poderia ter amortecido sua queda. 

Ousar é largar a corda sem olhar para baixo. É atender ao apelo divino sem querer saber concretamente se há algo para lhe proteger ou lhe amparar. É atirar-se no escuro, ou seja, sem saber o que acontecerá no futuro, pela confiança irrestrita que sente por Deus. Se você precisa saber o que vai lhe acontecerá quando largar a corda (os padrões da vida carnal) não ousou nada: atirou-se com a segurança material, confiou em si e em suas percepções, ou seja, continuou seguindo o padrão humano de agir.

A reforma íntima é um salto para o escuro, uma ação que deve ser praticada sem se ter certeza de onde irá aterrissar.

Joaquim de Aruanda

O que fazer se perder o emprego?

Um ser humano que perde seu emprego cai em desespero porque não quer largar a corda, ou seja, não confia em Deus. Por causa desta reação padrão (desespero) acusa o governo, a sociedade, o patrão anterior de injusto por ter lhe mandado embora. Reagir assim é fácil: até o ateu faz. Mas, você que está buscando promover a sua reforma íntima ao passar por um jejum de emprego, precisa ousar. 

O que seria ousar neste caso? Confiar nos ensinamentos que os mestres trouxeram.

“Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam nem com a roupa que precisam para vestirem. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam por aí: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em depósitos. No entanto, o Pai que está no céu dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? Nenhum de vocês pode viver alguns anos mais por se preocupar com isso. E por que vocês estão preocupados com as roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje floresce e amanhã desaparece, queimada no forno. Então, é claro que Deus vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto,, não fiquem preocupados dizendo: ‘Onde é que eu vou arranjar comida, bebida e roupas?’ Os pagãos estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar nas suas vidas o Reino de Deus e aquilo que Deus quer e ele lhes dará todas as outras coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades” (Mateus, 6, 25 a 34). 

Ouse não se desesperar por fé em Deus, por confiança e entrega absoluta no Pai que dá a cada um aquilo que ele precisa e jamais se esquece de alguém. Se neste momento foi o desemprego que ele lhe deu, é porque sabia que era o necessário para a sua caminha em direção a Ele.

Promover a reforma íntima é louvar a Deus pelo desemprego, se é isto que está ocorrendo na sua vida. É entregar-se à situação de desemprego sem viver como a maioria vive durante esta época. Não estou falando em acomodar-se no desemprego, mas procurar emprego sem desespero, acusações, críticas ou julgamentos, aguardando em paz e harmonia o momento que Deus lhe tornar novamente empregado. 

Joaquim de Aruanda